Notícia no Ato

A força-tarefa de junção de artigos recicláveis será promovida pela prefeitura de Lages quinzenalmente e em locais a serem definidos

O bairro Vila Mariza foi selecionado para ser o primeiro a receber os trabalhos de recolhimento e destinação de materiais eletrônicos e de pneus recicláveis, inservíveis à população, em operação realizada conjuntamente entre a prefeitura de Lages (Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente); Associação de Moradores; empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, com sede na Área Industrial, credenciada a receber os eletrônicos, e a Rádio Clube. As tarefas foram desenvolvidas no período matutino de sábado (20 de fevereiro). O Município atuou cedendo servidores, caminhão com carroceria e caminhão basculante (carroceria) para coleta e transporte até os endereços de destinos.


Ao todo foram coletados dois volumes distribuídos em duas cargas de caminhão, portanto, uma carga de eletrônicos e mais uma de pneus. Na lista de itens e utensílios considerados eletrônicos reaproveitáveis estão aparelhos televisor, de rádio, celular e DVD; monitores de computador; outros equipamentos de informática; máquinas de lavar roupas; fornos elétricos; panificadoras; lâmpadas fluorescentes; luminárias; baterias, e pilhas. Os pneus recolhidos, para reciclagem, são de automóveis e bicicletas, além de câmeras.
Ambos os tipos de segmentos tiveram seus produtos entregues a empresas especializadas, em Lages. Na empresa Eco Centro Sul todos os materiais eletrônicos são desmontados e devidamente direcionados para novo aproveitamento. E os pneus foram encaminhados para a indústria de transformação, pela Sunset Pneus Inservíveis, localizada no bairro Bela Vista.
A força-tarefa de junção de artigos recicláveis será promovida pela prefeitura de Lages quinzenalmente e em locais a serem definidos. “As pessoas interessadas em descartar seus artigos de forma consciente, responsável e respeitosa ao meio ambiente, deixaram os materiais em local previamente anunciado, bem como equipes trafegaram com os carros pelas ruas em busca de carregar os objetos deixados em frente às residências. Com esta mobilização damos destino correto aos produtos, evitando que parem inapropriadamente em terrenos baldios, rios, riachos e bueiros, ocasionando sérios problemas de inundações e, simultaneamente, sensibilizamos a comunidade do seu papel de proteger o meio em que vive, com qualidade de vida para as famílias, ensinando a urgência de mudança de comportamento aos filhos. É um gesto claro de educação e transformação de conceitos”, explica o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues.
Em dias cotidianos, extra-operações, a empresa Eco Centro Sul recolhe os acessórios e peças de acordo com a quantidade disponibilizada e a partir de agendamento (3224-1218). Os pneus foram levados para empresa Sunset Pneus Inservíveis, localizada no bairro Santa Helena (99148-1389), com filiais em Rio do Sul, Chapecó, Araquari e São João do Itaperiú.
Conveniente lembrar que Lages possui em torno de 40 Locais de Entrega Voluntária (LEV) para arrecadação de materiais recicláveis, com estímulo à coleta de óleo e de materiais orgânicos para compostagem. Estas são todas iniciativas do Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) A tabela de instituições, entre as quais Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) e Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), pode ser consultada pelos cidadãos no link

https://www.lages.sc.gov.br/arquivo_lixo_organico/1572375562416.pdf

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!