Notícia no Ato

Estacionamento Digital traz tecnologia por OCR para garantir um monitoramento eficiente na área azul de Lages

A Estacionamento Digital, empresa parte da multinacional Valid, especializada em identificação, inova mais uma vez e implementa a gestão de estacionamento rotativo com veículo de fiscalização equipado com câmeras OCR (Optical Character Recognition).  

O OCR é uma tecnologia que permite a captação de imagem e leitura da placa dos veículos que estão estacionados nas vagas rotativas públicas. A principal finalidade deste sistema é identificar, fotografar as placas e indicar a sua localização, com a data e a hora em que o veículo foi monitorado. 

Esse formato tecnológico através de OCR tem como retaguarda o software de gerenciamento da Estacionamento Digital, que permite acompanhar todas as movimentações e transações realizadas pelo veículo equipado, levantando dados confiáveis para o monitoramento de toda operação na área azul da cidade. 

O serviço de câmeras OCR funcionará nos mesmos dias e horários de vigência do estacionamento rotativo – de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Os valores das tarifas permanecem os mesmos e serão cobradas por períodos de 1 hora, com permanência máxima de 2 horas na vaga. Para veículos de carga e descarga, existe uma regra especial: a cobrança será feita a cada 30 minutos, com até 1 hora de permanência. 

No veículo de fiscalização haverá um agente de trânsito municipal que ao constatar uma irregularidade terá autonomia para lavrar o respectivo carro e aplicar as medidas administrativas cabíveis. A infração é classificada como grave, serão registrados 5 pontos no prontuário do infrator e a multa correspondente é de R$ 195,23, com a possibilidade de remoção do veículo. 

Segundo Alano Branco, diretor da Estacionamento Digital, este modelo de gestão visa modernizar o sistema com tecnologia de identificação de irregularidades ou infrações, além de permitir que a Prefeitura tenha uma gestão mais segura e transparente, aliada a eficiência e a redução de custos operacionais.  

O estacionamento rotativo está diretamente ligado às estratégias de mobilidade urbana e controle viário e possibilita melhor utilização do espaço público, tornando mais justo e democrático o uso das vagas, além de colaborar com o desenvolvimento econômico do comércio local. O executivo ainda destaca que, além de Lages (SC), a solução já foi implementada na cidade de Joaçaba (SC). “Os resultados têm sido muito satisfatórios e nossa estratégia é levar a tecnologia para as outras cidades que temos operações e participar da transformação digital do país”. 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!