Notícia no Ato

Em setembro, Concurso Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras acontecerá em Lages


“As crianças e adolescentes precisam, a todo o momento, de incentivos diferenciados, e a música é um deles. Exercitar a instrumentalização significa aprender a disciplina, senso de coletividade e união. Lages está de braços abertos para mais esta iniciativa.” – Antonio Ceron

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2018 será realizada em Lages o XI Concurso Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras (Confabansul), com expectativa de participação superior a 60 corporações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Cada grupo conta com cerca de 30 componentes. Uma iniciativa municipal em Lages, a Megabanda, com 500 componentes, alunos de 16 escolas, abrilhantará o Festival de setembro.

O evento, a ser promovido em um sábado e domingo no Ginásio Jones Minosso, foi pauta da reunião entre o prefeito Antonio Ceron e o presidente da Associação Serrana de Bandas e Fanfarras (Asbafan) e professor no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, maestro Douglas Antonio da Silva, na terça-feira (6 de março). “As crianças e adolescentes precisam, a todo o momento, de incentivos diferenciados, e a música é um deles. Exercitar a instrumentalização significa aprender a disciplina, senso de coletividade e união. Lages está de braços abertos para mais esta iniciativa”, adianta o prefeito Ceron.

O Concurso é promovido pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (Abanfaesc), Asbafan e prefeitura de Lages. “Será o maior campeonato de bandas e fanfarras de Santa Catarina”, declara Douglas.

Festival de 2017, um preparo para o evento de 2018

No dia 25 de novembro de 2017 houve o Festival de Bandas e Fanfarras Vitória Rodrigues da Silva em Lages, promovido pela Asbafan e Secretaria Municipal da Educação, com apresentações de 23 bandas formadas por cerca de 800 alunos da rede pública de Lages, Painel, Correia Pinto, São José do Cerrito, São Joaquim, Bocaina do Sul e Rio do Sul. Realizado no Jones Minosso, serviu como um laboratório para setembro.

Fotos: Greik Pacheco

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário