Notícia no Ato

Após promessa não cumprida, entidades se unem para abrir leitos de UTI em Lages

Cooperação firmada entre a Prefeitura, o Hospital Materno Infantil Seara do Bem e a empresa Klabin, com participação significativa da Câmara Municipal de Vereadores, possibilitará, a partir do dia 1º de abril de 2021, a abertura de 10 novos leitos de UTI, em Lages, para o tratamento de pacientes adultos acometidos de Covid-19. A notícia vem em meio a uma série de promessas não cumpridas feitas pelo Governo do Estado no que se refere a ampliação de leitos de UTI em Lages.

As tratativas para viabilizar essa cooperação serão da seguinte forma: o hospital cederá o espaço para a instalação dos 10 leitos de UTI e contratará equipe médica. Já a Prefeitura, com a Câmara de Vereadores de Lages, viabilizarão recursos para cobrir ao menos 70% dos custos com pessoal médico-hospitalar para o atendimento exclusivo na UTI adulto. A Klabin, por sua vez, doará 10 respiradores e 40 bombas de infusão (por onde passam os medicamentos ministrados aos pacientes).

“Esta parceria é de grande significado para toda a comunidade. Agradecemos a todos que participam desta cooperação, de modo especial, a todo o quadro de funcionários e diretores do hospital infantil que tanto têm se empenhado no atendimento médico-hospitalar”, falou o prefeito Antônio Ceron durante o ato de entrega dos equipamentos doados pela Klabin, na manhã de sexta-feira (26).

“Esta demanda por mais 10 respiradores para equipar novos leitos de UTI estava prevista, inicialmente, para o Hospital Tereza Ramos, porém, o governo do Estado não pode atender o nosso pedido e então foi contatada a diretoria da Klabin que prontamente sinalizou positivamente para esta cooperação”, disse o secretário municipal de Saúde, de Lages, Claiton Camargo.

O gerente industrial da Klabin, Antônio Carlos de Liz, ressaltou que esta ação marca a atuação da empresa como “empresa cidadã”, ajudando a combater os efeitos da pandemia. “Em Santa Catarina já foram doados equipamentos num total investido de 6 milhões, sendo que deste valor 5,5 milhões repassados para hospitais da região da Serra Catarinense, onde a Klabin está instalada”, ressalta.

O presidente do hospital, Wilson Ribeiro dos Santos, falou que a instituição já têm quatro leitos de UTI Infantil para tratamento da Covid-19 e que diante do agravamento da pandemia, atendeu ao apelo do secretário municipal de Saúde para colaborar com a disponibilização de mais 10 novos leitos de UTI Covid-19 para pacientes adultos. “Temos espaço isolado, na ala nova do hospital, onde estão sendo instalados e equipados a UTI adulto. Equipe médica vinda de Curitiba já está contratada e em 1º de abril o atendimento dos pacientes será iniciado”, conclui Wilson Ribeiro.

Hospital Tereza Ramos e as mentiras do Governo do Estado

Essa parceria firmada entre Prefeitura, Hospital Infantil e Klabin vem em meio às discussões de ampliação da capacidade dos hospitais na região, sobretudo no que se refere aos leitos de UTI. Neste contexto, cabe lembrar da promessa do Governo do Estado de abertura de 9 leitos de UTI no Hospital Tereza Ramos. Tudo balela. Mais uma vez, o governador Carlos Moisés se mostrou incompetente e inerte em relação ao que prometera para os lageanos. Um conto da carochinha que apenas os “puxa-sacos” do governador fingem acreditar.

Essa promessa de abertura dos leitos no Tereza Ramos foi feita no dia 12 deste mês março, quando o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve em Lages. Na ocasião, ele disse que os leitos abririam na semana seguinte. Outra promessa não cumprida, pois, de lá para cá, já se passaram duas semanas e nada aconteceu, o que mostra o desprezo que o governador, que por sinal parece estar mais preocupado em não perder o cargo por causa dos escândalos dos respirados em seu governo, tem por Lages. O povo deve ficar atento, pois certamente novas promessas virão.

https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral/12247-em-lages-secretario-da-saude-anuncia-retomada-das-obras-no-hospital-tereza-ramos-e-novos-leitos-de-uti

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!