Notícia no Ato

Prefeitura de Lages amplia vacinação do público idoso e de profissionais da saúde

No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF. No caso dos profissionais da saúde, além dessa documentação, outros itens são exigidos

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde definiu as próximas etapas da vacinação contra a Covid-19 para os idosos e profissionais da saúde. Durante o final de semana o município recebeu nova remessa com 3.740 doses, sendo 2.710 da Sinovac/Butantan e 1.030 da AstraZeneca/Fiocruz.

Com esse novo lote, a vacinação será ampliada aos idosos com 69 anos completos. Nesta segunda-feira (29 de março) e terça-feira (30), as pessoas nessa faixa etária poderão ter acesso ao imunizante no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro das 9h às 17h ou na Central de Vacinas das 8h às 18h15min.

Na quarta-feira (31 de março) e quinta-feira (1º de abril), a vacinação será aberta aos idosos com 68 anos completos. No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF.

Segunda dose

Os idosos que fizeram a primeira dose (D1) da CoronaVac no período de 21 dias já estão aptos a receberem a segunda dose (D2) do imunizante. Nesse caso os idosos deverão apresentar o comprovante de recebimento da primeira dose (D1) da vacina. Em caso de extravio será necessário retirar uma nova via no setor de cadastro, que está instalado logo na entrada do Parque Conta Dinheiro.

Profissionais da Saúde

A partir desta segunda-feira (29) a vacina contra a Covid-19 também será disponibilizada a um novo grupo dos profissionais da saúde, que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, hospitais, laboratórios e farmácias.

Para organizar a logística da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde elaborou um cronograma por idade, que deve ser observado pelos profissionais da saúde, antes de se deslocarem ao ponto de vacinação: segunda-feira (29) a partir das 13h, profissionais da saúde com 50 anos ou mais; terça-feira (30), 40 anos ou mais; quarta-feira (31), 30 anos ou mais e na quinta-feira (1º de abril), será a vez dos profissionais da saúde acima dos 18 anos.

Os profissionais autônomos e acadêmicos de saúde em estágio curricular não estão contemplados neste momento, conforme prevê a deliberação 011 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A divisão em etapas ocorre porque até o momento, a quantidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nos trabalhadores da saúde é insuficiente para contemplar a totalidade desse grupo em atuação no estado.

No caso dos profissionais da saúde, a vacina estará disponível exclusivamente no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro a partir das 13h desta segunda-feira. No momento da vacinação as pessoas que fazem parte desse grupo deverão apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF. Também é necessário que o profissional da saúde tenha preenchido o cadastro para a vacinação contra a Covid-19, no site www.lages.sc.gov.br

Para fins de comprovação, o trabalhador de saúde deverá apresentar declaração de vínculo empregatício com a unidade ou estabelecimento de saúde ou declaração da chefia de serviço, contendo o número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). No caso de possuir comorbidades, o profissional da saúde deverá ter em mãos o atestado médico atualizado, que tenha sido emitido no máximo nos últimos seis meses.

Lista de comorbidades

Conforme o anexo 2 do Plano Estadual de Vacinação se enquadram no critério para vacinação as seguintes comorbidades: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovasculares, renais crônicas ou imunossupressoras, obesidade mórbida e síndrome de down.

Orientações

É preciso observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada: ter sinais e sintomas de síndrome gripal; estar com febre; ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias; apresentar sintomas de Covid-19 nas últimas 4 semanas. Já os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem do local de vacinação.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!