Notícia no Ato

Operadora catarinense com atuação internacional irá operar roteiros de Trekking na Coxilha Rica

A Coxilha Rica tem atraído “digital influencers” do país, assim como agências e operadoras, no intuito de desenvolver pacotes turísticos para a região

A Operadora Target Ecoturismo de Timbó no Vale Europeu, que atua em destinos internacionais como Tanzânia (África), Peru, Argentina, Bolívia, Venezuela e especialmente Chile, esteve realizando uma visita técnica, de 24 a 26 de março, na Coxilha Rica para mapeamento e desenvolvimento de roteiros voltados para circuito e travessia de trekking.

Em função desse movimento a Coxilha Rica tem atraído “digital influencers” do país, assim como agências e operadoras, no intuito de desenvolver pacotes turísticos para a região.

Entre os atrativos da Coxilha foram percorridos com a operadora Target os três acessos da SC-390, BR-2 e estrada do Morrinhos, além da estrada do Raposo. Na rota visitaram a Fazenda Lua Cheia, Hotel Queijo, Fazenda Rodeio Bonito, Fazenda São João (1800), Fazenda Tijolinho (1906), Fazenda Igrejinha (1896) e Fazenda São José da Boa Vista (1917), essa última tombada pelo Patrimônio Histórico (Iphan). Além das estruturas de hospedagem a equipe percorreu o Rio Pelotinhas e Lava Tudo, como os corredores do Caminho das Tropas, cemitérios históricos e Igrejas da comunidade de Coxilha Rica, entre elas a Igreja de Morrinhos, São Jorge e Raposo.

A proposta da travessia e quem sabe de um futuro circuito, é percorrer os campos finalizando os dias de caminhadas nas fazendas e casarões históricos, passando também pelos corredores das tropas, pelos rios e cachoeiras visando percursos em torno de 40 km e 50km de caminhada entre 3 e 4 dias.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Álvaro Mondadori Joinha salienta que “é de vital importância apoiarmos a vinda de novas operadoras e agências para o desenvolvimento dos produtos turísticos e principalmente através do networking e capilaridade dos clientes nacionais destas agências, promovendo vendas e negócios para nossa rede hoteleira, gastronômica e prestadores de serviços turísticos da nossa região”.

Juliano Sant’Ana registra: “Foi de vital importância o apoio do Departamento de Turismo de Lages para acessar as fazendas, caminhos e hotéis da região, promovendo assim novas conexões e possibilidades de futuras parcerias para o turismo de natureza na região. Juliano inclusive complementa: A Coxilha Rica é um gigante adormecido, com grande potencial para ser uma das principais atrações de Santa Catarina nas mais variadas modalidades de turismo.”
Lages e o Turismo Rural
A coxilha rica é um patrimônio histórico e cultural da Serra Catarinense, além da sua riqueza histórica se destaca na pecuária, soja e madeira. Com mais de 100 km2. O Turismo é uma atividade dinâmica e envolve o associativismo dos empresários em prol do desenvolvimento econômico através dos seus produtos, destacamos a rede hoteleira com seus 3.000 leitos disponíveis em Lages com 25 meios de hospedagem e mais de 50 opções entre restaurantes, cafeterias e bares.
Ressalte-se o primeiro hotel fazenda do país, o Hotel Fazenda Pedras Brancas, que em conjunto com esse movimento se encontram o Hotel Fazenda Boqueirão, Pousada Refúgio do Lago, Pousada Rural do Sesc e novas fazendas que começam a receber na coxilha como Fazenda Rio Bonito, Fazenda São João, Fazenda Rancho Amigo, Fazenda São José da Boa Vista, Fazenda Tijolinho, Fazenda Trindade e investimentos no entorno da Coxilha Rica em função do novo asfalto de 27 km começam a operar ainda este ano como o Hotel Fazenda Cerro Azul com 48 apartamentos e Fazenda Estrela começam a receber a novos turistas e aquecer a economia local.
Target
Prestes a completar 7 anos de mercado, os sócios Juliano Sant’Ana e Emerson Bernardes já caminham pelos campos, cânions e montanhas da Serra Catarinense e outras regiões há aproximadamente 10 anos, quando inicialmente planejaram e executaram uma mudança impactante de vida, focada em resgatar qualidade de vida e saúde através de aventuras por montanhas de altitude. O primeiro grande desafio foi o Aconcágua, a maior montanha das Américas, considerada a maior do mundo fora do Himalaia com seus 6.962m de altitude. A responsável por toda transformação da dupla, que após essa expedição em 2013, entraram definitivamente para um mundo de caminhadas pela natureza, trilhas e montanhas.
De lá para cá, já passaram por Kilimanjaro, Huayna Potosi, Monte Roraima, Jalapão entre diversas trilhas e destinos de natureza no Brasil e recentemente, destinos especiais da América do Sul como Salkantay com Machu Picchu (Peru) e Patagônia Chilena, destacando o Parque Nacional TORRES DEL PAINE.
Este Parque Nacional consolida esta história e transforma a Target em uma das Operadoras de Ecoturismo e Aventura do Brasil que mais envia brasileiros para o destino, para realizarem os tradicionais Circuitos W e O de Torres del Paine.
Todo o aprendizado e as experiências adquiridas internacionalmente somados às experiências de Gestão de Marketing em Turismo de Juliano Sant’Ana e a visão comercial de Emerson Bernardes, são hoje aplicadas na elaboração de roteiros de caminhada pelo estado de Santa Catarina, promovendo profissionalização e fomento do turismo do estado, atraindo turistas do Brasil e Mundo.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!