Notícia no Ato

Título Atitude Cidadã reconhece iniciativas de defesa do meio ambiente em todo o país

Em Lages, oito pessoas e entidades foram honradas com esta recordação em nível nacional

Organizado e promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), o Título Atitude Cidadã, nesta sua terceira edição, aconteceu em 64 cidades do país e valoriza a dedicação e a prática da cidadania de mais de 600 pessoas/instituições, exemplos que precisam ser compartilhados com toda a sociedade, pois são inspiradores para o exercício do cuidado e responsabilidade com o meio ambiente e, consequentemente, com as pessoas. O período de entrega do prêmio nas cidades brasileiras abrangeu do dia 25 até 29 de março.
Os agraciados são agentes transformadores que estimulam a caminhada rumo ao melhor aproveitamento dos recursos naturais e dos materiais industralizados após o consumo e uso. Consiste em uma empreitada coletiva rumo à realização do conceito Lixo Zero.
Este foi organizado e viabilizado pelo coletivo de embaixadores Lixo Zero e pelo Movimento Lages Lixo Zero – uma rede de pessoas autônomas que buscam impulsionar e orientar para mobilizações sustentáveis oportunas à destinação correta dos resíduos produzidos, de forma a transformer Lages em uma “cidade Lixo Zero”. O apoio é prestado pela prefeitura de Lages, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Rádio Clube, Você+Consciente, Poiato Recicla, Espaço Alimentação Saudável, La Vita Armazém e Espaço Fit Lages. “Acreditamos que os cidadãos desejam fazer o que é correto em relação à destinação dos resíduos produzidos, então temos um desafio enorme de orientar, informar, divulgar boas práticas, multiplicar boas ações e dar o exemplo”, observa a diretora de Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Silvia de Oliveira.
Os homenageados pelo Prêmio Atitude Cidadã em Lages foram as seguintes personalidades:
Janete Barbieri Franco – Condomínio Residencial Valentim Elisboa Anacleto Tozzo, loteamento Promorar
Alfredo Nogueira dos Santos – Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires
Célio Muniz Andrade – Associação de Moradores Bairro Vila Mariza
Olimpia Maria Susin Buogo – Associação Bom Samaritano
Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos – Ivanir Ramos
Cooperlages – 42 cooperados
José Oliveira de Paula – Recolhedor (catador) Bairro Coral
Leonir Zulianello (Póstuma) – Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam)
A diretora de Meio Ambiente, Silvia de Oliveira, justifica as premiações. “A homenagem póstuma a senhora Leonir Zulianello, entregue a sua irmã, Nilva, representa a garra e determinação de uma cidadã que durante sua vida serviu de ânimo para várias pessoas com seu trabalho junto à Alam, a partir da sua visão sobre a reciclagem com valores econômico, social e ambiental, auxiliando na aquisição de instrumentos musicais para o desenvolvimento artístico de crianças em vulnerabilidade social.”
E sobre as outras pessoas lembradas, profere estas palavras: “Os demais homenageados percorrem o seu caminho com attitude responsável, conquistando esta geração para multiplicar ações positivas em prol de uma cidade consciente, mais sustentável e sem lixo, com pessoas mais ativas e preocupadas em cumprir a sua parte ao somar e melhorar o seu lugar, contribuindo com o bem-estar do planeta.” Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com o Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt: 3019-7462.
A premiação Atitude Cidadã é uma honoraria de reconhecimento de determinações ou pessoas que contribuem para tornar realidade o conceito Lixo Zero, impactando no bairro, cidade ou Estado. O Instituto Lixo Zero, uma organização sem fins lucrativos e não governamental, pioneira na disseminação do Lixo Zero no Brasil, tem como desafio divulgar e promovê-lo, com a promoção de ações mobilizadoras, colaborando para a construção de um futuro sustentável para a sociedade.
Fotos: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!