Notícia no Ato

Programa Lages Melhor estimula a criatividade para aulas de música presenciais mais seguras

Neste ano o retorno das aulas presenciais será gradativo. Os próprios alunos ajudam a confeccionar separadores de acrílico para que possam ensaiar com segurança durante a pandemia

O Programa Lages Melhor é uma ação criada pelo prefeito Antonio Ceron em 2017 que oferece para comunidades afastadas da região central de Lages, cursos nas modalidades de artes visuais, música e danças. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, os instrutores disponibilizaram suas aulas através do canal no YouTube da Fundação Cultural de Lages (FCL) e em contatos pelo aplicativo whatsapp.

Em 2021, a Fundação Cultural planeja o retorno gradativo das aulas presenciais, e as primeiras serão no núcleo do bairro Santa Catarina, no CAIC Nossa Senhora dos Prazeres (espaço que abriga um centro de educação infantil e escola de ensino básico). O local recebe a orquestra Soprano com o instrutor André Medeiros atendendo dezenas de meninos e meninas da região sul da cidade. As aulas que compreendem o ensino de instrumentos de sopro e percussão têm como espaço o auditório do CAIC – gentilmente cedido pela equipe da escola através da diretora Neucimar Barbosa Souza.

Para o instrutor André, ainda que o espaço seja adequado para os estudos de música, o planejamento de segurança com relação à prevenção à Covid-19 exigiu algumas mudanças na forma de dispor os alunos e alunas. “O nosso planejamento atende às normas, e entre elas está o distanciamento. Pensamos em uma ideia prática e segura e desenhamos o projeto. Com canos e plástico podemos construir separadores para os músicos, isso dá mais segurança a eles, principalmente o pessoal do sopro que precisa remover as máscaras. Com o material doado pela Fundação Cultural iremos produzir 10 separadores”, diz.

O material foi cedido pela Fundação Cultural de Lages, e durante toda a última terça-feira (30 de março), o instrutor André e alguns alunos fizeram do local de ensaios uma oficina para a confecção dos separadores.

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, ideias como essa do instrutor André tornam-se parte do planejamento do retorno das atividades presenciais. “Estamos retomando as aulas do Programa Lages Melhor aos poucos e, em breve outros bairros da cidade também retornarão suas atividades de danças, artes visuais e música“, informa.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!