Notícia no Ato

“Aquilo que queremos para nós, precisamos querer para os outros. É necessária compaixão e uma comunicação melhor com o povo”, fala Secretária da Saúde em coletiva

Foi uma quinta-feira cheia de reuniões para a Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto. Ela esteve neste primeiro dia de abril no Almoxarifado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, onde as mais de 309 mil vacinas ficaram armazenadas antes do encaminhamento às regionais de Saúde. Mais cedo, a Secretária participou de videoconferência com o COSEMS e se reuniu  com o Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, e o Secretário Adjunto Alexandre Lencina Fagundes, para discussão técnica. A coletiva no Almoxarifado aconteceu por volta de 16h.

Ao lado da Governadora Daniela Reinehr, Carmen Zanotto fez uma visita de reconhecimento no local e reforçou a importância das vacinas para o enfrentamento da pandemia.

“Nosso trabalho não começou ontem. O objetivo é ampliar as relações com o governo federal, garantir uma comunicação melhor para as campanhas de vacinação e, além de dar a assistência, não deixar faltar kits de intubação. Vocês podem lembrar que lá em junho do ano passado, Santa Catarina já havia alertado sobre essa carência no mercado interno e foi por sua força que a discussão foi iniciada. Teremos reunião importante ainda hoje com o Governo Federal para tratar sobre isso”, declarou a Secretária.

No Almoxarifado da DIVE, a Governadora ressaltou durante pronunciamento que a Secretária Carmen Zanotto foi uma das parlamentares mais envolvidas na Saúde catarinense e nacional, inclusive com sua atuação como relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid. “Nós sabemos das dificuldades – leitos, EPI, medicamentos. Encarei o convite da Governadora como uma missão. É minha responsabilidade como alguém que veio da Saúde e conhece de perto o que a nossa linha de frente passa todos os dias”, reforçou a Secretária Carmen Zanotto.

Agenda

Pela manhã, a Secretária participou de videoconferência com o COSEMS, quando acompanhou a posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Logo depois, reuniu-se com o Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, e o Secretário Adjunto Alexandre Lencina Fagundes, para discussão técnica. A coletiva no Almoxarifado aconteceu pouco antes das 16h. A Secretária terminará o dia em reunião com o Ministério da Saúde e o Governo Federal.

Mais Vacinas

As vacinas chegaram ao Estado pelo Ministério da Saúde por volta de 10h15min. É a maior quantidade de doses, 309 mil, desde o início da campanha de vacinação. São 18.250 doses da Oxford/Astrazeneca e 290.800 da vacina Sinovac/Butantan. As doses da Oxford/Astrazeneca serão destinadas integralmente à aplicação da segunda dose dos grupos já vacinados. No caso da vacina Sinovac/Butantan, 272.192 também serão destinadas à aplicação da Dose 2. No entanto, também é preciso considerar um acréscimo de 5% relacionados à reserva técnica. As demais serão destinadas à aplicação da primeira dose nos grupos das forças de segurança e salvamento e forças armadas e idosos com idade entre 65 e 69 anos.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!