Notícia no Ato

IFSC abre inscrições para seis cursos superiores gratuitos na Serra Catarinense

De 6 a 9 de abril estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para definir as vagas em cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na Serra Catarinense, são seis cursos e 195 vagas nos Câmpus Lages e Urupema. Os cursos são inteiramente gratuitos. Confira:

Câmpus Lages

Ciência da Computação: 40 vagas

Engenharia Mecânica: 40 vagas

Engenharia Química: 30 vagas

Gestão do Agronegócio: 40 vagas

Câmpus Urupema

Engenharia de Alimentos: 20 vagas

Viticultura e Enologia: 25 vagas

As regras gerais de  participação estão no edital. Podem participar do processo estudantes que tenham feito o Enem 2020 e obtido nota superior a zero na redação. No ato da inscrição, o candidato deve informar se deseja participar por ampla concorrência ou pelo sistema de cotas para escolas públicas.

Novidades na Serra

O Conselho Superior do IFSC (Consup) aprovou mais dois cursos superiores para os câmpus da instituição na Serra Catarinense neste processo seletivo. Para Lages a graduação em Engenharia Química, enquanto Urupema o curso superior em Engenharia de Alimentos. Os dois câmpus do IFSC atuarão juntos na oferta desses cursos, que têm um núcleo comum, logo no início, onde os estudantes terão aula no mesmo ambiente, em Lages.

Com o avanço dos cursos, as disciplinas específicas da graduação em Engenharia de Alimentos serão ministradas nos laboratórios e instalações do Câmpus Urupema, com o IFSC oferecendo o transporte dos alunos. Já os estudantes de Engenharia Química farão toda a formação em Lages, onde os laboratórios específicos estão concentrados. O corpo docente será composto por professores de ambos os câmpus, permitindo maior interação entre eles nas práticas de ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Venha conhecer

Nesta terça-feira (6) o IFSC realizará uma live com os coordenadores dos seis cursos superiores com inscrições abertas. Na atividade, os interessados terão a oportunidade de conhecer melhor os cursos e tirar dúvidas sobre o processo. A live será transmitida nas páginas do IFSC Lages e Urupema no facebook às 16h.

Passo a passo

O resultado da chamada regular do processo seletivo do Sisu será publicado no dia 13 de abril, com a matrícula on-line dos selecionados prevista para o período de 14 a 19 de abril.

Para a matrícula on-line, o aluno selecionado deverá enviar todos os documentos listados no item 7.17 do edital, em formato digital, pelo formulário eletrônico correspondente ao câmpus onde vai estudar (todos os links dos formulários estão no item 7.17.1 do edital). Não há necessidade de envio de documentação em meio físico.


Quem não for selecionado na chamada única do Sisu poderá disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera será de 13 a 19 de abril. Todos os demais detalhes do processo do Sisu, como cronograma completo, regras para composição de lista de espera, chamadão e outras normas devem ser consultados no Edital 20/2021/1.

Rafael Xavier dos Passos/Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!