Notícia no Ato

Lages aplicou todas as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 destinadas aos idosos

A partir de quarta-feira (7), as equipes de vacinadores estarão mobilizadas na aplicação da 2ª dose da Coronavac no público idoso e 1ª dose nos profissionais da saúde dos grupos já elencados

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde aplicou nesta terça-feira (6 de abril) as últimas vacinas contra a Covid-19, destinadas como 1ª dose, aos idosos com 66 anos ou mais. Por conta disso, a partir de quarta-feira (7), as equipes de vacinadores estarão mobilizadas na aplicação da 2ª dose no público idoso e na imunização com a 1ª dose dos profissionais da saúde dos grupos já elencados.

Os idosos que fizeram a 1ª dose da Coronavac há 21 dias estão aptos a receber a 2ª dose do imunizante no drive-thru instalado no Parque Conta Dinheiro das 9h às 17h ou na Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal, cujo horário de atendimento é das 8h às 18h.

“A partir do momento que o município receba um novo lote de vacinas para primeira dose, será possível dar continuidade a vacinação em Lages e ampliar a imunização para novos grupos descritos no Plano Nacional de Vacinação”, explica o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Profissionais da Saúde

Poderão ter acesso à 1ª dose da vacina os profissionais da saúde acima dos 18 anos de idade que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, nos hospitais, laboratórios e farmácias. Para esse grupo a imunização ocorrerá exclusivamente no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro.

Os profissionais autônomos e acadêmicos de saúde em estágio curricular não estão contemplados neste momento, conforme prevê a deliberação 011 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Documentação

No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF. No caso dos idosos que estão aptos a receber a 2ª dose da Coronavac, será preciso ter em mãos o comprovante de recebimento da 1ª dose. Em caso de extravio uma nova via deverá ser retirada no setor de cadastro, instalado na entrada do Parque Conta Dinheiro.

Orientações

É preciso observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada: ter sinais e sintomas de síndrome gripal; estar com febre; ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias; apresentar sintomas da Covid-19 nas últimas quatro semanas. Já os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem no local de vacinação.

Texto/Foto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!