Notícia no Ato

Secretaria da Saúde de Lages reorganiza atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde

A estratégia de unificar algumas unidades foi adotada no início do mês de março, quando o município registrava o cenário mais grave da pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde ampliará de 13 para 19, o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas para atendimento da população, a partir desta sexta-feira (9 de abril). Apenas 8 unidades permanecerão agrupadas e as demais estarão com atendimentos normalizados em suas respectivas estruturas. A Sala do Interior localizada no 3º andar da Policlínica Municipal, também permanecerá aberta.

A estratégia de unificar as unidades foi adotada no início do mês de março, quando Lages registrava o cenário mais grave da pandemia da Covid-19. Profissionais da saúde foram remanejados, permitindo a ampliação da oferta de atendimentos à população em um momento que o Centro de Triagem e a UPA 24 Horas vinham registrando alta demanda de procedimentos.

 “Os indicadores mostram que tivemos desaceleração no fluxo de pessoas do Centro de Triagem e por isso estamos retomando, de forma gradativa, os atendimentos nas unidades de saúde. Se houver necessidade essa estratégia poderá ser adotada novamente a qualquer momento”, explica o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

As UBS’s estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h para atender os procedimentos de rotina e agendamentos das gestantes e puericultura (crianças até 2 anos), assim como os pacientes que necessitem fazer a troca de curativos, aferição de pressão arterial ou renovação de receitas. Já os procedimentos eletivos (não urgentes) permanecem suspensos. “A recomendação é que as pessoas com sintomas gripais leves procurem primeiramente a sua unidade de referência”, destaca a Diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco.

Unidades Básicas de Saúde que NÃO estão agrupadas
UBS Frei RogérioUBS Pró-morar
UBS HabitaçãoUBS Santa Catarina
UBS PenhaUBS Santa Mônica
UBS PetrópolisUBS Tributo
UBS PopularUBS Várzea
Unidades que foram agrupadasOnde buscar atendimento
UBS Conta Dinheiro + UBS São CarlosUBS Conta Dinheiro
UBS Guarujá + UBS Vila MarizaUBS Guarujá
UBS Santa Helena + UBS CopacabanaUBS Santa Helena
UBS Centenário + UBS Vila NovaUBS Centenário
UBS Coral + UBS São MiguelUBS Coral
UBS São Cristóvão + UBS CentroUBS São Cristóvão
UBS Universitário + UBS Caça e TiroUBS Universitário
UBS São Pedro + UBS São FranciscoUBS São Pedro

Texto/Arte: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!