Programa na Rádio Udesc FM Lages divulga projetos de inovação da universidade

A programação da Rádio Udesc FM Lages 106,9 conta com um novo programa, nas sextas-feiras, às 8h. O Inova Udesc é a nova atração da emissora e apresenta projetos de inovação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com duração de 30 minutos, o programa é apresentado pela coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Udesc Lages, Maria de Lourdes Magalhães, e pela coordenadora de Projetos e Inovação (Cipi) da Udesc, Carla Regina Roczanski. Todas as semanas, elas entrevistam professores pesquisadores, que desenvolvem projetos de inovação.

O objetivo é divulgar as ações da universidade e destacar as pesquisas científicas que têm impacto direto na sociedade, como, por exemplo, as que geram prestação de serviços, parcerias com empresas da iniciativa privada e criação de startups. Em função da pandemia, o bate-papo com os convidados acontece de forma virtual.

Para a professora Maria de Lourdes, é fundamental propiciar que as descobertas realizadas nas universidades tenham impacto na vida das pessoas. “Queremos que nossas descobertas sejam aplicadas de maneira concreta, gerando crescimento industrial, melhoria na saúde humana e animal, melhoria na produção vegetal, no cuidado ao ambiente e no manejo das florestas”.

Segundo ela, o mercado tem se mostrado a favor de uma maior interação com as universidades. “Imagine ser possível que as pesquisas feitas na universidade melhorem o rendimento produtivo das indústrias de Santa Catarina. Ou, ainda, imagine que as pesquisas possam criar metodologias aplicadas diretamente no tratamento de efluentes de forma a minimizar o impacto das indústrias, da agricultura e da pecuária na nossa região”.

Nesta sexta-feira, 9, o Inova Udesc terá como convidado o professor Osmar Klauberg Filho, do Departamento de Solos e Recursos Naturais, que falará sobre biodiversidade do solo: serviços de manutenção da vida terrestre e possíveis riscos ambientais. O programa pode ser ouvido pela internet e, em breve, também será veiculado na Udesc FM Florianópolis 100,1 e na Udesc FM Joinville 91,9.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!