Notícia no Ato

Jovem chega às 3h20 da manhã para concorrer a uma das vagas da empresa Cassol em Lages

Prefeitura de Lages, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, auxiliou no atendimento a 1.033 pessoas interessadas nos postos de trabalho da Cassol, empresa nascida na Serra, em Urubici

Líder no segmento de materiais de construção na região Sul do Brasil, a empresa Cassol Centerlar está com uma unidade exponencial em edificação próxima à margem da BR-282, no bairro Guarujá, ao lado do Lages Garden Shopping. E junto ao empreendimento físico os investidores carregaram oportunidades de trabalho para Lages, captando currículos para sua futura loja durante dois dias no município – sexta-feira e sábado (dias 9 e 10 de abril). Neste período foram prestados 1.033 atendimentos a pessoas cadastradas, um volume expressivo que atraiu os olhares do público que passava pela rua Nereu Ramos, no centro da cidade, onde está situado o Teatro Municipal Marajoara, local de recepção dos aspirantes às vagas. A organização foi feita por distribuição de senhas.

As funções para os postos de trabalho abertos são encarregado, vendedor, operador de loja, auxiliar de serviços gerais, fiscal de caixa, fiscal de loja, conferente e auditor de estoque, sobre as quais o critério exigido para concorrência foi ter ensino médio completo. Uma grande fila se formou nas primeiras horas dos dois dias, mas com obediência às medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, como uso de máscara de proteção facial, distanciamento social entre os participantes durante a espera externa e também nas poltronas do Teatro Marajoara, e disponibilização de álcool gel.

Em decorrência do limite de capacidade de atendimento estabelecida pela precaução ao novo coronavírus, foram ocupados somente 125 espaços do Teatro, sendo que o ambiente comporta até 500 pessoas. Um audiovisual institucional da Cassol foi apresentado.

O Município, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e com suporte do Banco do Emprego, contribuiu diretamente com os ensejos da empresa, oferecendo a estrutura do Teatro Marajoara para acomodar os candidatos às oportunidades e representantes de Recursos Humanos (RH) da Cassol. Servidores públicos municipais cumpriram revezamento em todas as etapas de atendimento às pessoas, desde portaria até o cadastramento de informações. A ação especial foi montada em menos de 24 horas para corresponder ao planejamento da empresa Cassol. Na sexta-feira, a equipe começou às 9h, com serviço prolongado pelo dia inteiro, e neste sábado já estava a postos às 7h50min, passando das 13h.

A empresa solicitou à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo respaldo para uma pré-seleção de reais interessados especificamente na sua operação em Lages. “Inúmeros currículos novos e bons currículos foram recebidos nestes dois dias de trabalho intenso. O departamento de Recursos Humanos (RH) da Cassol reconheceu as ações e empenho da prefeitura, pois as boas iniciativas de empregabilidade a nossa população e de desenvolvimento serão sempre valorizadas”, salienta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).

A corrida por uma chance no mercado de trabalho foi levada ao pé da letra pela jovem Luana, de 23 anos. Para garantir a senha, ela já estava na fila às 3h20min deste sábado (10 de abril). Para a moça, a dedicação e o foco se transformam em boas expectativas e dedos cruzados pedindo sorte para ser chamada para a entrevista, fase seguinte do processo de admissão.

Desempregada há 1,8 ano, Luana, moradora do bairro Conta Dinheiro, trabalhou por quase quatro anos em um supermercado de Lages, seu primeiro e único emprego até agora, e é acadêmica de um dos cursos da área da Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). “Quando eu soube da oportunidade de emprego que a Cassol Centerlar abriu para Lages, eu tive interesse por uma vaga por dois motivos: Primeiro, porque estou desempregada e preciso, e segundo, devido ao fator de a empresa ser bem vista e reconhecida aqui em Santa Catarina e em outros Estados”, analisa a candidata, explicando, ainda: “Agradeço ao Banco do Emprego pela visibilidade. Avalio como uma oportunidade para os lageanos e também para minha carreira profissional.”

A seleção dos trabalhadores, com acionamento para providenciar e entregar documentos, está agendada para as próximas segunda, terça e quarta-feira (12, 13 e 14 de abril) e no dia 26 deste mês estes profissionais já estarão contratados. A previsão é de que a loja seja inaugurada entre final de maio e início de junho deste ano. Desta forma, serão em torno de 30 a 40 dias de treinamento na loja de São José, na Grande Florianópolis.

Cassol Centerlar

É 1º lugar na região Sul no ramo de materiais de construção e a 5ª maior empresa de comércio varejista de materiais de construção no Brasil. Trabalha com uma linha completa de marcas exclusivas. São mais de 45 mil itens em loja, sendo 14 linhas de marca própria.

Tem o maior estoque à pronta entrega do Sul do país e mais de 90 fornecedores mundiais. São 18 lojas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e três Centros de Distribuição (CDs), além de contar com os serviços de e-Commerce, Televendas e Venda Direta. Possui cerca de quatro mil funcionários diretos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Da Serra para o Sul do Brasil

A Cassol nasceu em 1958, em Urubici, na Serra Catarinense, com uma serraria. Alguns anos depois, em São José, foi criada a Madeireira Cassol. Atualmente, a Cassol está presente também no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e atua em quatro segmentos – comércio de materiais de construção e decoração; industrialização e montagem de pré-fabricados de concreto; imobiliário na construção, e comercialização de imóveis e reflorestamento. O Grupo Cassol está dividido em Cassol Investimentos e Participações, Kobrasol Empreendimentos Imobiliários, Cassol Centerlar e Cassol Pré-Fabricados.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Aline Borba

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!