Notícia no Ato

Proteções de Fonte Caxambu alternativa no combate a falta de água em Cerro Negro

Durante os meses de março e abril, a Administração Municipal, através de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Epagri realizaram a construção de três Proteções de Fonte Caxambu na comunidade de Barra dos Camargos no interior do município. 

As proteções Caxambu surgiram no final da década de 80, no município catarinense de Caxambu do Sul, foi desenvolvida através de trabalho conjunto entre extensionistas da Epagri, técnicos da prefeitura do município e pelo geólogo Mariano José Smaniotto. 

A proteção de fonte caxambu tem como objetivo proteger as nascentes de água contra a contaminação por dejetos humanos e de animais, agrotóxicos e outros tipos de lixo. Mais proteções como essa serão instaladas em outras comunidades do município. 

A construção das fontes tem sido uma iniciativa muito importante considerando as fortes estiagens que vem afetando o município. As proteções já construídas estão localizadas em uma parte mais alta da comunidade, assim a água desce por gravidade não precisando de bombeamento e de uso de energia elétrica abastecendo cerca de dez famílias da comunidade aonde a água por abastecimento do poço artesiano não chegava. 

Mais proteções serão construídas em comunidades do interior, os moradores são orientados a cercarem a área para que animais não tenham acesso à fonte, o que contribui para que a fonte fique protegida. Mudas de plantas nativas serão plantadas nos arredor o que também irá contribuir para a preservação e proteção. Com todas essas ações realizadas, em volta das nascentes, a comunidade terá água até um futuro bem distante, atingindo até gerações futuras.

Fonte: ASCOM/PMCN

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!