Notícia no Ato

“Somos Lages” promove negócios de pequenos empreendedores

O Plenário Nereu Ramos da Câmara de Lages recebeu nesta quinta-feira (15/4) o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Alvaro Joinha, e o presidente do Orion Parque, Valmir Tortelli, que foram convidados a falar para a comunidade lageana sobre a plataforma digital “Somos Lages”, através do requerimento 043/21, proposto pela vereadora Suzana Duarte (Cidadania).

               Suzana contou que, coincidentemente, tinha produzido uma matéria legislativa visando propor a criação de uma plataforma digital à Prefeitura para que os pequenos comerciantes, empreendedores e produtores tivessem um espaço de divulgação de seus produtos. Ela iria apresentar a matéria no dia 22 de março, mas no dia 19 do mesmo mês houve o lançamento do “Somos Lages”, que contemplou justamente esta demanda. “Sou uma pessoa crítica, mas quando bons projetos surgem, quero ser a primeira a apoiá-los, debatê-los e sugerir ideias de aprimoramento”, disse a vereadora, que explicou que a ideia de trazer os convidados foi para que falassem aos edis sobre o modo de funcionamento desta plataforma.

               Site conta com mais de cem empresas cadastradas

A ideia de promover os pequenos empreendedores foi algo que o secretário Alvaro Joinha quis implantar logo que assumiu a pasta, após se licenciar da vaga de vereador na Câmara de Lages. “Temos mais de 10 mil MEI’s (microempreendedor individual) ativos em Lages. A Secretaria de Desenvolvimento já realizava a capacitação e fornecia o assessoramento técnico a quem tinha interesse em criar uma empresa e regularizá-la, mas realmente era uma preocupação minha a de inserir esse pequeno empresário no mundo virtual”, conta.

               Joinha contatou o Orion Parque, através do presidente Valmir, e passou a ideia de se formular um site que possibilitasse o contato direto dos interessados com os empreendedores através do aplicativo Whatsapp, uma vez que nem todos possuem canais como o Facebook e o Instagram. Os bolsistas do Orion, Salomão e Lucas, receberam a demanda e em 17 horas o site já estava no ar. Hoje, o Somos Lages, presente na capa do site da Prefeitura, está dividido em 46 categorias, com mais de cem empresas cadastradas de maneira espontânea. “Nós, como Prefeitura de Lages, temos de oferecer esse suporte e o Orion, um parceiro nosso, também entende que é necessário dar esse acesso aos pequenos”, comentou o secretário, que pediu que os vereadores ajudassem na divulgação do site junto aos seus seguidores e amigos.

               Presidente do Orion Parque, Valmir Tortelli disse que a intenção do aplicativo é conectar as pessoas e dar a eles o acesso direto a estes pequenos empreendedores. “A comunicação e a informação são muito importantes nesse momento que vivemos. Sempre dou uma olhada no projeto e conheci várias empresas pequenas que eu não conhecia em Lages, esse é o objetivo, dar essa visibilidade, através de um aplicativo simples. Esta foi uma boa ideia em um momento certo”.

Tortelli convidou os vereadores a conhecer o Orion Parque, um prédio da comunidade lageana, segundo ele.  “O objetivo do Orion é fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo em Lages. Através de uma ideia pequena podemos desenvolver e tornar isso possível. (…) São práticas que ajudam a nossa comunidade e que levamos de Lages para todo o estado”, apontou.

               Vereadores de situação e de oposição elogiam iniciativa

               A implantação do “Somos Lages” foi elogiada pelos legisladores de Lages. Gabriel Córdova (PSL) comentou que a cidade vai para frente com ideias boas, que impulsionam a população. “Esta é uma delas, então deixo meus parabéns para o secretário e para a equipe do Orion, que faz um trabalho fantástico. Nós, como vereadores, vamos contribuir para divulgar ainda mais esse serviço”.

A mesma linha positiva foi seguida por Agnelo Miranda (PSD), que ressaltou os benefícios que a cultura da informação traz para a sociedade. “Nesta pandemia, que afetou diretamente os micro e pequenos empresários, esta iniciativa vem para agregar valor. A tecnologia reflete em bons empregos, em renda, em negócios que já estão sendo utilizados pelos nossos empresários e comerciantes através desta ferramenta”.

Fotos: Alex Branco (Câmara de Lages)/Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!