Notícia no Ato

Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Francisco, São Carlos e Copacabana reabrirão ao público na próxima segunda-feira, dia 19 de abril

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem pausa para almoço ao meio-dia, com atendimento a procedimentos de rotina e agendamentos de gestantes e puericultura, bem como a pacientes que necessitem ser submetidos à troca de curativos, aferição de pressão arterial ou renovação de receitas médicas

Passará de 19 para 22 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reabertas à população a partir desta segunda-feira (19 de abril), após desmembradas das Unidades polo. São as Unidades de Saúde dos bairros São Francisco, São Carlos e Copacabana, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem pausa para almoço ao meio-dia, e deverão atender os procedimentos de rotina e agendamentos de gestantes e puericultura (crianças até dois anos), bem como os pacientes que necessitem ser submetidos à troca de curativos, aferição de pressão arterial ou renovação de receitas médicas. As pessoas com sintomas gripais leves devem procurar primeiramente a sua Unidade de referência.
As demais Unidades de Saúde (cinco) permanecerão agrupadas, como Unidades polo de suporte à comunidade. Lages possui 26 UBSs no perímetro urbano. A Sala do Interior, localizada no 3º andar da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, também continua de portas abertas. A soma chega a 22 por causa da Sala do Interior, responsável pelas Unidades Básicas de Saúde localizadas na área rural do município de Lages.
As Unidades Básicas de Saúde respeitam, em seus atendimentos, todos os protocolos de medidas sanitárias contra a expansão da pandemia do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19. Profissionais e pacientes mantêm seus devidos cuidados, com uso de máscara de proteção facial e de álcool gel e distanciamento social seguro.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a estratégia de agregar as Unidades foi adotada no início de março, época em que Lages apresentava o panorama mais grave da pandemia do novo coronavírus, pois houve remanejamento de trabalhadores da Saúde, possibilitando, então, a ampliação da oferta de atendimentos à população quando o Centro de Triagem para a Covid-19 Tito Bianchini e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete do Santos registravam alta demanda de procedimentos. A retomada de atendimentos nas Unidades Básicas de saúde (UBSs) está em prática em razão da desaceleração do fluxo de pacientes no Centro de Triagem. “Aos moradores solicitamos compreensão e que fiquem atentos às informações. Nenhum cidadão ficará desassistido”, alerta a diretora de Atenção Básica, Fabiana Medeiros Branco.

Unidades Básicas de Saúde que NÃO estão agrupadas
UBS Conta Dinheiro
UBS Copacabana
UBS Frei Rogério UBS Promorar
UBS São Carlos
UBS São Francisco
UBS Habitação UBS Santa Catarina
UBS Santa Helena
UBS Penha UBS Santa Mônica
UBS São Pedro
UBS Petrópolis UBS Tributo
UBS Popular UBS Várzea

Unidades que permanecem agrupadas

Onde buscar atendimento

UBS Guarujá + UBS Vila Mariza UBS Guarujá
UBS Centenário + UBS Vila Nova UBS Centenário
UBS Coral + UBS São Miguel UBS Coral
UBS São Cristóvão + UBS Centro UBS São Cristóvão
UBS Universitário + UBS Caça e Tiro UBS Universitário
Imagem: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!