Notícia no Ato

Cidasc lança curso de inspeção gratuito, inédito e aberto a todos os cidadãos

Está disponível desde o dia , 15 de abril, uma plataforma ENA Virtual um novo curso exclusivo, gratuito, aberto a toda população e com foco em Inspeção Sanitária de Produtos Cárneos Industrializados. O curso foi desenvolvido pelo médico veterinário Cláudio Moreira, responsável regional de Canoinhas pelo Serviço de Inspeção Estadual e responsável Estadual de Unidades de Beneficiamento de Carnes e Produtos Cárneos – DEINP/CIBEC.

De acordo com o médico veterinário Cláudio Moreira, o curso traz informações técnicas importantes para todos envolvidos no setor agroindustrial de Santa Catarina, principalmente aos profissionais que atuam diretamente na produção de produtos de origem animal. “No curso de Inspeção Sanitária de Produtos Cárneos Industrializados a abordagem é direcionada ao processamento de carnes com ênfase na importância da carne no mercado nacional e internacional, da rastreabilidade na cadeia produtiva, processamento e industrialização de carnes, uso de aditivos e fraudes nos produtos cárneos. Todo o curso é para um real aperfeiçoamento da inspeção de produtos de origem animal. A segurança dos produtos de origem animal é de responsabilidade de todos os envolvidos com a produção de alimentos”, afirma Moreira.

Foram disponibilizadas 500 vagas para turma 7A-21. O inscrito poderá emitir o certificado após concluir os estudos e realizar a avaliação final com obtenção de nota mínima igual ou superior a 7,0.

As aulas do projeto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal são autoinstrucionais, ou seja, não necessitam de tutor. A vantagem desse tipo de sistema é que o aluno é responsável pelo seu próprio ritmo de estudo. O Deinp oferece cursos abertos à população desde 2019. Atualmente, há outros conteúdos programados para o primeiro trimestre. Confira o cronograma abaixo:

Para a turma 7A-21 foram disponibilizadas 500 vagas. O inscrito poderá emitir o certificado após concluir os estudos e realizar a avaliação final com obtenção de nota mínima igual ou superior a 7,0.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no endereço www.enavirtual.sc.gov.br, é necessário criar uma conta na plataforma. O aluno poderá escolher o curso que deseja participar selecionando-o no momento da sua inscrição, podendo também realizar mais de um curso ao mesmo tempo, quando estiver outras turmas. Todos os cursos de inspeção terão duração de 30 dias, com carga horária de 40 horas.

Etapas da Inscrição

1° Acesse o site/ enavirtual.sc.gov.br

2° Clique em criar conta (http://enavirtual.sc.gov.br/login/signup.php) e preencha o cadastro corretamente para que não ocorram problemas na emissão do seu certificado. Após preencher o cadastro, você precisa ir para sua conta de e-mail, e confirmá-lo. Esta confirmação deverá ocorrer em até 4 horas, caso haja problemas, acessar o ícone “esqueceu a senha? Não consegue acesso”? (http://enavirtual.sc.gov.br/login/forgot_password.php).

3° Em seguida vá até o menu principal > Cursos Corporativos> Finalísticos > Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina > Serviço de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Animal > Selecione o curso desejado. Inscreva-se no curso utilizando a chave de inscrição IPI102030.

Em casos de problemas com o acesso ou dúvidas sobre o curso (conteúdo, inscrição, avaliação e certificação) você deverá entrar em contato com os responsáveis pelo curso, através do e-mail: treinamentos_deinp@cidasc.sc.gov.br

Prazos

Após a efetivação da inscrição, o inscrito terá 30 dias para concluir seu curso. Decorrido esse período, o curso ficará indisponível e o certificado não poderá mais ser emitido. O aluno deve ficar atento, pois o bloqueio no acesso ocorrerá no mesmo horário em que a sua inscrição foi realizada.

Os cursos são disponibilizados para todos os profissionais que atuam na área de alimentos ou afins. A participação é de caráter obrigatório aos médicos veterinários da Cidasc que atuam na inspeção e aos médicos veterinários habilitados que atuam no Serviço de Inspeção em Santa Catarina.

Fonte: Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal


Assessoria de Comunicação – Cidasc/Fone: (48) 36657000/ascom@cidasc.sc.gov.br/

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!