Notícia no Ato

Vacinação em Lages é estendida aos idosos com idade a partir dos 63 anos

Na próxima quarta-feira (21 de abril), feriado nacional do Dia de Tiradentes, haverá unicamente vacinação de primeira dose para 63 anos acima e de segunda dose, exclusivamente no drive-thru no Conta Dinheiro, das 9h às 13h¬

A espera das pessoas com 63 anos, pela vacina, acabou. Nesta terça-feira (20 de abril) foi aberta a vacinação contra o novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, a esta faixa etária, no drive-thru do Parque de Exposições Conta Dinheiro, das 9h às 17h, ininterruptamente, na comodidade de as pessoas não precisarem sair do carro. Iniciou, também, para pedestres, no Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso, entre 9h e 17h, mediante senha. Esta primeira dose para pessoas com idade a partir de 63 anos é da vacina Fio Cruz/AstraZeneca, em que o intervalo para a segunda dose será de no mínimo 90 dias, completando o período necessário e adequado para a efetiva imunização.

Simultaneamente, está em continuidade a vacinação de outros grupos: Primeira dose para profissionais da Saúde acima dos 18 anos dos grupos elencados e segunda dose da CoronaVac/Instituto Butantan para os cidadãos que tomaram a primeira dose há pelo menos 21 dias. Neste caso de segunda dose será necessário apresentar o comprovante de recebimento da primeira dose da vacina. Em caso de extravio uma nova via deverá ser retirada no setor de Cadastro, instalado logo na entrada do Parque de Exposições. Será indispensável, para pessoas da primeira e segunda doses, apresentarem documento de identificação oficial com foto e o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Tanto no drive-thru no Conta Dinheiro, quanto no sistema de pedestres, no Jones Minosso, são recepcionadas pessoas para receberem primeira e segunda doses.

Estão contemplados, aliás, no drive-thru e no regime de pedestres, trabalhadores a partir dos 18 anos que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, nos hospitais, laboratórios e farmácias. Deverão ter em mãos, além do documento com foto, o Cartão SUS ou CPF.

Para fins de comprovação, é obrigatório apresentar declaração de vínculo empregatício com a unidade ou estabelecimento de Saúde ou declaração da chefia de serviço, contendo o número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) jurídico. É possível baixar um modelo desta declaração no site www.saudelages.sc.gov.br/protocolo/all. Além disto, é necessário que o profissional de Saúde tenha preenchido o cadastro para a vacinação contra a Covid-19, disponível no site www.lages.sc.gov.br.

Este benefício da vacinação está ampliado também para acadêmicos de Saúde em estágio curricular em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), clínicas e congêneres, com exceção daqueles que estagiam em estabelecimentos autônomos, que buscam pela primeira e segunda doses, e podem procurar ambos os locais. O público em específico deve comparecer apresentando documento com foto, Cartão SUS ou CPF e também uma declaração do Setor de Estágio da universidade nominal, informando que o acadêmico está em estágio e o local, para validação, se necessário. “A população tem de se dirigir aos espaços de vacinação respeitando as faixas etárias e os períodos de tempo de prazo para a aplicação da segunda dose. Nossas equipes estão dedicadas a atender com técnica e afeto”, argumenta o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza. A Central de Vacinas, situada na Vigilância Epidemiológica, no centro da cidade, ao lado da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, está em utilização, atualmente, somente para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vacina da gripe) e outras imunizações pertinentes à Carteira de Vacinação.

Atenção às restrições

Há peculiaridades em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada e devem ser observadas pelos cidadãos, como apresentar sinais e sintomas de síndrome gripal, estar com febre, ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias e manifestar sintomas da Covid-19 nas últimas quatro semanas. Os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem no local da vacinação.

Imunização no feriado de Tiradentes

Na próxima quarta-feira (21 de abril), feriado nacional do Dia de Tiradentes, haverá unicamente vacinação de primeira dose para 63 anos acima e de segunda dose para quem já está com o prazo de 21 dias da primeira dose transcorrido, exclusivamente no drive-thru no Conta Dinheiro, das 9h às 13h. Em feriados e finais de semana, a vacinação é ofertada apenas no drive-thru do Parque de Exposições.

Mais de 35 mil doses aplicadas

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Lages, divulgado às 23h30min desta segunda-feira (19 de abril), expõe que já foram aplicadas 35.196 doses em moradores do município, distribuídas entre 23.881 de primeira dose, e 11.315 de segunda dose.

Na sexta-feira (16 de abril), um novo lote de vacinas foi desembarcado em Lages. Um total de 3.126 vacinas para faixa etária de 65 a 69 anos, outras 29 para Forças Armadas (com listagem enviada pelo Estado), 175 doses para idosos de 60 a 64 anos, e mais 474 doses para trabalhadores da área da Saúde. Este lote de vacinas é dos laboratórios Fiocruz/AstraZeneca e Sinovac/Butantan. Informações adicionais podem ser acessadas nas redes sociais da prefeitura de Lages:


Texto: Daniele Mendes de Melo/Arte: Greik Pacheco/Fotos: Robinson Spuldaro

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!