Notícia no Ato

Obras de infraestrutura modernizam e humanizam espaços urbanos

Obras de infraestrutura urbana transformam o Centro da cidade já há alguns anos e prosseguem nestes tempos de pandemia da Covid 19 e lockdown. Tudo começou, de forma transformadora, há cerca de cinco anos com a implantação do sistema de cabeamento subterrâneo, possibilitando eliminação de toda a fiação aérea, seja de eletricidade, telefonia e de TV a Cabo. O outrora emaranhado de fios hoje se estende por dutos subterrâneos que cruzam vias centrais e ladeiam praças.

E os antigos postes de concreto que poluíam visualmente espaços centrais foram substituídos por luminárias esteticamente dispostas nas ruas, praças e também em avenidas. Ou seja, Lages ganha novos aspectos urbanos. É a modernidade, a acessibilidade, a comodidade, o espaço comum mais humanizado.

Concluídas as obras dos calçadões (João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho), assim como as obras da Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana, e a reurbanização da rua Nereu Ramos, chega a vez da execução do projeto urbanístico da rua Coronel Córdova. É por ali é que as obras prosseguem – no trecho que se estende desde o ponto de interseção com as ruas Frei Rogério e João de Castro, defronte aos Correios, até a linha de interseção com as ruas Manoel Thiago de Castro e Quintino Bocaíuva, na parte baixa central da cidade.

Para Ronaldo Werner, vigilante, que trabalha no Centro da cidade, as obras centrais “estão ficando show e com certeza, em ternos de beleza estética das obras, Lages tem agora um dos centros comerciais mais bonitos do estado de Santa Catarina”.

O secretário de Planejamento e Obras, da Prefeitura de Lages, João Alberto Duarte, afirma que até o mês de julho deste ano o projeto de revitalização do Centro deverá estar completamente pronto. “Todas as decisões relacionadas às obras tiveram o aval da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), pois na área de revitalização urbana está concentrada parte significativa do Comércio lageano. As obras da Cel. Córdova serão concluídas em 90 dias”, disse o secretário.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Ary Barboza

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!