Notícia no Ato

Rua Coronel Córdova vai tomando formas de uma via moderna e mais atraente aos olhos de comerciantes, cidadãos lageanos e visitantes de fora

A inovadora iluminação em LED está fazendo parte dos aperfeiçoamentos, e no total serão 40 postes ao longo da via. A iluminação em LED assegura alta durabilidade, economia de consumo de energia elétrica e excelente performance tecnológica

Grande parte dos pontos comerciais e alguns dos serviços mais buscados em Lages está instalada na rua Coronel Córdova, via que, ao longo do tempo, passou por alterações estruturais sutis e outras mais pontuais e impactantes. Contudo, em toda a história, pela primeira vez Lages terá uma de suas ruas, no coração da cidade, totalmente inovada e contemporânea, como foi com a rua paralela Nereu Ramos, seguindo-se as tendências atuais de urbanismo, trânsito, estética e valorização do pedestre, fatores que acentuam a atração das pessoas pelo comércio e entretenimento, sublinhando- se a humanização, e a importância financeira do mercado de imóveis para locação e compra e venda. Um verdadeiro cartão postal ao ar livre.

As modificações na Coronel Córdova estão compostas desde a interseção com as ruas Frei Rogério e João de Castro, em frente à agência dos Correios, até a linha de interseção com as ruas Quintino Bocaiúva e Manoel Thiago de Castro, na parte baixa central da cidade, onde estão o Terminal Urbano e a agência do Banco do Brasil (BB).

Os serviços na Coronel não cessaram na quarta-feira (21 de abril), feriado nacional do Dia de Tiradentes. Foi aproveitado o feriado pelo baixo fluxo de pessoas no local, com intervenções contínuas em ritmos variáveis. O desempenho das tarefas foi vistoriado pelo secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte.

A inovadora iluminação em LED está fazendo parte dos aperfeiçoamentos, e alguns postes com lâmpadas foram instalados neste mesmo dia. Serão 40 postes ao longo da Coronel Córdova e, no total, mais de 100, contando o Centro inteiro.

A iluminação em LED assegura alta durabilidade, economia de consumo de energia elétrica e excelente performance tecnológica. A sigla LED significa, em inglês, Light Emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz.

Os antigos postes de concreto, comuns poluidores visuais de ambientes centrais pelo espaço ocupado e número de fios, foram subtraídos e acabaram de dar lugar a luminárias esteticamente dispostas na Coronel Córdova, da mesma forma como a prefeitura inovou em outras ruas, avenidas, como a Duque de Caxias e Dom Pedro II, e praças.

O diretor de Obras, da Secretaria do Planejamento e Obras, engenheiro civil, Franco Schweitzer Mendes, explica que atualmente estão em andamento aplicação da base para asfaltamento, base de concreto para passeios públicos (calçadas) em pedra-ferro (basalto) e iluminação. Estão prontos drenagem e esgotamento. Os próximos passos serão calçadas, pavimentação, iluminação e paisagismo. “Falta pouco para termos umas das áreas centrais que mais chamam a atenção no Estado. Contamos com a compreensão de todos, pois os resultados serão surpreendentes”, resume o prefeito Antonio ceron.

Em julho estará tudo finalizado

A revitalização da rua Coronel Córdova deverá ser concluída até julho deste ano, cumprindo-se o prazo de seis meses, e completa o conjunto de obras de inovações da área central de Lages. O canteiro de obras foi ativado em 5 de janeiro deste ano, com o início das operações a partir dos serviços de substituição total da canalização de fornecimento de água, a segunda rede mais antiga de Lages (a da rua Nereu Ramos era a mais antiga), e de saneamento básico, enquadrando-se a estrutura às demandas de hoje em dia, já que o município cresceu substancialmente nesta região.

A série de ciclos das obras no Centro capta sua etapa final na rua Coronel Córdova, obedecendo-se o projeto de padronização utilizado nas execuções na rua Nereu Ramos, portanto, são dotadas de nova pavimentação asfáltica; construção de novos passeios públicos em pedra-ferro (basalto), com acessibilidade; estacionamentos renovados em ambos os lados, em paver; mesas de jogos e cadeiras em concreto e bancos em madeira para lazer e descanso dos cidadãos; iluminação em LED, e, de arrancada, substituição total das redes pluvial e de água potável com tubulação ampliada para oferecer mais vazão e garantir o abastecimento de água durante todos os dias do ano.

Uma rede complementar de água foi implantada com o intuito de reforçar a distribuição. As redes central e lateral (nas calçadas) estão interligadas e em funcionamento, atendendo todos os estabelecimentos comerciais, com normalidade, em uma vazão maior e com o dobro da capacidade anterior. As dimensões das calçadas foram ampliadas, com a finalidade de proporcionar maior segurança de pedestres em relação ao tráfego de veículos.

Vai ser diferente caminhar por ali

O Centro mais charmoso e lageanos cheios de entusiasmo. “A área central de Lages será uma das mais modernas e belas de Santa Catarina, com mais comodidade para as pessoas realizarem seus passeios com suas famílias e amigos, contemplando o paisagismo conforme a vocação da valorização paisagística e comercial de uma cidade. Todas as decisões que tomamos com relação à revitalização do Centro sempre aconteceram em comum acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), porque nesta área está concentrada parcela significativa do nosso comércio diariamente procurada pelas pessoas”, justifica o secretário municipal do Planejamento de Obras, João Alberto Duarte.

Lages, você merece um lugar mais bonito!

O Centro de Lages está ganhando uma cara nova, gradativamente, há aproximadamente cinco anos, quando primeiramente houve a implantação do sistema de cabeamento subterrâneo, possibilitando eliminação de toda a fiação aérea, seja de eletricidade (energia elétrica), telefonia, Internet e de TV a cabo. O emaranhado de fios desapareceu e hoje se estende por dutos subterrâneos que cruzam vias centrais e passam ao lado de praças públicas.

O complexo e arrojado projeto de reurbanização e modernização e melhor viabilidade da mobilidade urbana da área do Centro integra os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana) e ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova e trecho da Correia Pinto. Contudo, foram asfaltadas também as ruas Quintino Bocaiúva, Coronel Serafim de Moura e Martinho Nerbass, todas estas três anteriormente constituídas por paralelepípedos. Os trabalhos de revitalização são realizados pela empresa Terra Engenharia Ltda., mesma terceirizada das obras de restauração do Mercado Público.

O valor das obras de revitalização do Centro como um todo totaliza em torno de R$ 13 milhões, provenientes de convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a prefeitura. Já as obras estruturais e arquitetônicas do Mercado Público partem de um investimento de R$ 6,3 milhões, e são executadas pela prefeitura de Lages em coalizão também ao Governo do Estado. Nas duas, são investidos recursos financeiros estaduais com contrapartida do Município.


Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira e Amarildo Volpato

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!