Notícia no Ato

Estradas e pontes são melhoradas e reformadas no interior do município

Manter as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade é uma preocupação permanente da Prefeitura de Lages

Os trabalhos de manutenção geral e de melhoramento das estradas do interior do município de Lages são rotineiros para as equipes de linha de frente da Secretaria da Agricultura e Pesca da Prefeitura de Lages. Trata-se de uma demanda de obras e serviços que não têm sido muito fáceis, de um modo geral, tendo em vista que a malha viária interiorana têm 2.400 quilômetros de extensão (estradas de chão batido).

Pontes

Recentemente, uma das obras realizadas foi a reforma de uma ponte da estrada que dá acesso às localidade de Gramados e Rancho de Tábuas (área de divisa com o município de Palmeira). Outras pontes de madeira, como aquela da localidade de Raposo, já foram também reformadas nestes primeiros meses de 2021.

Realizou-se ainda, recentemente, a construção de um bueiro na estrada da localidade de Mangueirão e construídos dois mata-burro na estrada geral de Rincão do Perigo. As melhorias igualmente são feitas nos acessos às propriedades rurais.

Estradas

“As melhorias e obras de manutenção das estradas compreendem os serviços de patrolamento, cascalhamento, bem como alargamento das estradas, em determinados pontos. Já foram concluídas essas obras na estrada geral da localidade de Gramados, divisa com Palmeira, bem como a estrada geral que liga a localidade do Rancho de Tábuas e a estrada geral da localidade de Três Árvores até o Passo do Souza. Em uma semana foram finalizadas as melhorias gerais em mais de vinte e cinco quilômetros de estradas”, fala o secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro.

Produção de mudas de hortaliças

A Secretaria Municipal de Agricultura e da Pesca é responsável pelo Horto Municipal, localizado no bairro Guarujá, onde são cultivadas mudas de hortaliças para suprir as hortas comunitárias e escolares, além de também serem distribuídas para as pessoas que cultivam suas próprias hortas.

Neste período do ano, estão sendo produzidas no Horto Municipal Alface Crespa e Roxa, Couve, Repolho, Beterraba, Almeirão, Rúcula, Cebolinha Verde e Salsa. Calcula-se que estejam sendo produzidas 41 mil mudas de hortaliças, sendo que a capacidade do Horto é de uma produção de 120 mil mudas.

“Alimentação de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir a qualidade de vida, porque além de gerar energia e bem-estar, a boa alimentação ajuda a prevenir e a combater doenças, manter o peso e um bom desenvolvimento físico”, comenta Thiago Cordeiro.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Robinson Spuldaro

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!