Notícia no Ato

Diretran executa pintura de sinalização na rua Presidente Kennedy, recentemente asfaltada pelo Programa Minha Rua Melhor

O asfaltamento foi dividido em duas etapas, totalizando 865,9 metros lineares, e as calçadas estão dispostas em 1.730 metros de extensão às margens das pistas, em concreto com piso podotátil direcional e alerta

Uma via ampla, visualmente agradável, com acessibilidade, mais segurança para motoristas e pedestres e maior facilidade e comodidade para moradores. Esta é a rua Presidente Kennedy, localizada entre os bairros Triângulo e Copacabana, que acabou de ter sua pavimentação asfáltica concluída, uma das etapas da sua reurbanização, pelo Programa Minha Rua Melhor, idealizado pela prefeitura de Lages, eliminando os problemas da poeira e lama que tanto castigavam os habitantes daquela rua há quatro décadas.

Na quinta-feira (22 de abril), servidores da Diretoria de Trânsito (Diretran) operaram os trabalhos de pintura da sinalização horizontal desta via, consistindo em marcações visuais das faixas delimitantes entre as duas pistas (eixo) e das faixas de estacionamento. Para as atividades foi utilizado o triciclo TA01 diesel, com equipamento de pintura e demarcação viária acoplado, adquirido pela Diretran em 2020. Em Lages, a implantação de sinalização tanto vertical, quanto horizontal, é de responsabilidade da Diretran, por intermédio do departamento de Sinalização.

Os meios-fios foram pintados pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Placas verticais indicativas, a exemplo de “PARE”, serão colocadas nesta fase de acabamentos.

A Presidente Kennedy está localizada entre os bairros Triângulo e Copacabana e em determinados trechos ela forma linha de divisa territorial com o bairro Santa Helena. As obras nesta rua constam até o cruzamento com a rua Anápolis (bairro Santa Helena).

O agrupamento de obras é constituído por terraplanagem; drenagem pluvial; rede de saneamento básico; implantação de 1.730 metros de extensão de calçadas (passeios públicos) às margens das pistas asfálticas, em concreto com piso podotátil direcional e alerta, com plantio de grama em leivas; construção de meios-fios; instalação de placas sinalizadoras, e aplicação de tinta reflexiva nas faixas de segurança e nos demais locais de sinalização de trânsito. As obras básicas de implantação das redes de esgotamento sanitário e de escoamento das águas das chuvas (pluvial), bem como de ajustes na rede de distribuição de água, foram as primeiras a serem executadas.

O asfaltamento foi dividido em duas etapas, totalizando 865,9 metros lineares e 8.376 metros quadrados de área de pavimentação asfáltica. Os serviços estruturais foram desempenhados pela empresa Construtora AS Ltda., de Lages, vencedora do processo licitatório.

O primeiro trecho de pavimentação compreendeu 232,45 metros, da interseção com a rua Benjamin Constant até o entroncamento com a rua Marechal Deodoro (bairro Copacabana). No segundo trecho são 633,45 metros, da confluência com a avenida Santa Catarina até o cruzamento com a rua Anápolis (bairro Santa Helena). “O Programa Minha Rua Melhor comemora desfechos brilhantes em todas as regiões da cidade, um projeto que virou realidade e está em curso numa perspectiva de tornar a vida das pessoas mais confortável”, defende o prefeito Antonio Ceron.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Diretoria de Trânsito (Diretran)/Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!