Notícia no Ato

Programa Novos Caminhos entrega equipamentos eletrônicos ao Serviço de Acolhimento em Lages

Para viabilizar o acesso à tecnologia, facilitar a comunicação, o aprendizado e o acesso às aulas remotas, o Programa Novos Caminhos capitaneado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e outras quatro entidades, além das indústrias, entregou oito computadores ao Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Lages.


Em cerimônia fechada, a tarde desta quinta-feira (22) foi marcada pela entrega às coordenadoras do acolhimento, Ana Caroline da Silva e Vanuza Brunetta. Para elas, os equipamentos vão facilitar o aprendizado das crianças e adolescentes. “Durante esse período de aulas remotas, precisávamos dividir os computadores da instituição com os alunos e colaboradores, o que dificultava o trabalho de ambos”, comenta Vanuza.
Os computadores serão utilizados nos dois centros de acolhimento dos bairros Santo Antônio e Guarujá. Cerca de 30 crianças e adolescentes, até os 18 anos, poderão ser beneficiadas com a doação.


O vice-presidente da FIESC na Serra Catarinense, Israel Marcon, acompanhou a entrega e destacou que desde o início deste projeto, a motivação é atender os que estão em situação de vulnerabilidade social. “É uma forma de dar suporte tecnológico para formar profissionalmente essas crianças e jovens que vivem no acolhimento”.
A interlocutora do programa em Lages, Maira Ribas, explica que as indústrias fazem a doação e a FIESC direciona para as instituições mapeadas. “A nossa preocupação é pela capacitação dos acolhidos que serão atendidos”. A escolha do Serviço de Acolhimento foi seguindo este princípio, objetivando o fácil acesso à tecnologia neste momento de pandemia. “Fizemos um levantamento com o Tribunal de Justiça, pensando quais seriam as necessidades dessas casas e de que forma seriam atendidas”.
Ainda no segundo semestre deste ano, o programa vai oferecer um curso de postura profissional. Da elaboração de um currículo, até a entrevista em uma empresa, “o objetivo do curso é que estejam preparados para buscar um posicionamento no mercado de trabalho”, finaliza Maira.

Por Luan Turcati | Fotos: Nilton Wolff

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!