Notícia no Ato

Avenida Camões passará por modificações de trânsito na próxima semana

As obras de infraestrutura irão iniciar na segunda-feira (26 de abril) e as alterações devem entrar em funcionamento após a conclusão dos serviços, provavelmente na sexta-feira (30 de abril), dependendo da meteorologia

O trânsito na avenida Camões, altura do bairro Conta Dinheiro, será submetido a alterações, entre as quais, a retirada da rótula e abertura do canteiro central. As obras de infraestrutura irão iniciar na próxima segunda-feira (26 de abril). Será removida a rótula instalada próximo ao Hospital Seara do Bem Materno e Infantil, no cruzamento da rua Hercílio Granzotto com a avenida Camões, com a abertura do canteiro central.
Outra remodelação será a abertura do canteiro central no cruzamento entre a avenida Camões e a rua Paulo Alves de Liz (Dal Molin Pneus), o que viabilizará, aos motoristas, o retorno do tráfego de veículos no sentido ao Parque de Exposições Conta Dinheiro e aos que pretendem acessar a pista sentido ao Coral. O mapa, na Galeria de Imagens, mostra os detalhes.
Os trabalhos serão executados por servidores públicos da Secretaria do Planejamento e Obras. As atividades terão o suporte dos agentes de autoridade de trânsito da Diretoria de Trânsito (Diretran) no monitoramento e controle de trânsito e orientação aos motoristas dos carros ao longo do tempo de duração das obras.
O local estará adequadamente sinalizado para evitar transtornos. Haverá períodos em que poderá existir necessidade de interdição parcial (de meia pista) para passagem, em razão da movimentação de máquinas sobre as pistas ou do aumento do fluxo de travessia de veículos. Porém, não está previsto bloqueio total da via.
O executivo de Trânsito, da Diretran, Newton Silveira Junior, observa, sobre a retirada da rótula, o seguinte contexto: “A novidade reflete em modernização de trânsito e melhoria da fluidez na Camões e na Hercílio Granzotto, favorecendo as pessoas em seus deslocamentos para a região Norte da cidade e para quem se dirige ao Centro de Lages vindo dos bairros e loteamentos daquela região, como Guarujá, Tributo e Jardim das Camélias. Ou a quem chega a Lages vindo da BR-116, e, aliás, sobretudo, amplia a segurança de motoristas e pedestres”.
Em relação à supressão da rótula, o diretor de Engenharia de Trânsito e Sinalização da Diretoria de Trânsito (Diretran), engenheiro Sérgio Todeschini, explica que a rótula possui pouco espaço de manobra para os condutores, principalmente ônibus e caminhões, fator de risco constante. As modificações serão exercitadas após minucioso estudo de viabilidade técnica. “Antes de todas as mudanças que providenciamos em nosso trânsito, realizamos um grande estudo com análise do fluxo nos mais diversos horários, de pico e com pouca movimentação. A partir daí, sim, decidimos pelas modificações”, complementando, ainda: “Nosso objetivo principal é humanizar cada vez mais o trânsito e oferecer mais segurança aos usuários de nossas vias.”
Esta mudança já estava em solicitação há tempos pelas associações de moradores dos bairros Gethal e Conta Dinheiro. O presidente da Associação de Moradores do bairro Gethal, Aldori Wolff (Pelé), opina que a rótula dificulta a visão ampla do trânsito, pelos motoristas que sobem pela rua Hercílio Granzotto. “Naquele ponto ali, os motoristas quase param em cima da pista da Camões, cortando a preferência de quem está fazendo a rótula”, comenta. As alterações devem entrar em funcionamento após a conclusão dos serviços, provavelmente na sexta-feira (30 de abril), dependendo das condições meteorológicas favoráveis.
Texto: Amarildo Volpato, com colaboração de Daniele Mendes de Melo
Fotos trânsito: Amarildo Volpato
Mapa: Elaboração – Secretaria do Planejamento e Obras/Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!