Notícia no Ato

Creas I promove o primeiro Papo Reto deste ano

Encontros visam orientar adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Em parceria com o Laboratório Saldanha e o Ministério Público de Santa Catarina, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas I), no Centro, realizou na tarde desta sexta-feira (9 de março), o primeiro encontro de adolescentes do projeto Papo Reto, do Serviço Vida Nova. De forma leve e com linguagem simplificada, o jovem biomédico, acadêmico de Medicina e assessor científico do Laboratório Saldanha, João Miranda Junior, explicou algumas diferenças da utilidade da maconha e do canabinol. Segundo ele, a maioria das pessoas costuma achar que a maconha auxilia no tratamento de doenças, como por exemplo, o câncer, convulsões, glaucoma. Quando na verdade, comprovado cientificamente, das mais de 400 substâncias presentes na maconha, apenas duas resultam em efeitos terapêuticos. “Se usado por um longo período, a maconha pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo e causar esquizofrenia”, alerta. Ao final dos debates, cada adolescente recebe o certificado de participação, cujo objetivo é auxiliá-los na construção do seu projeto de vida.

Simultaneamente, em outra sala do Creas I, os pais, as mães e os demais responsáveis por estes adolescentes reuniram-se para compartilhar relatos familiares e trocar experiências. De acordo com a coordenadora do Creas I, Rozilane Vieira, este momento serve para ampliar a visão diante das dificuldades e saber que podem  encontrar na equipe técnica do Creas I todo o suporte necessário.

Infraestrutura do Creas I

Localizado na Rua Moisés Furtado, nº 155, no Centro de Lages, o Creas I dispõe de sala de recepção, coordenação, reunião, arquivos, depósito alimentar, cozinha, área de serviço e dois banheiros. No mesmo local ainda funcionam quatro serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos, conhecido como Paefi. Cada um desses possui uma área de abrangência.

São eles: Paefi 5 (Caroba, Cidade Alta, Área Industrial, Santa Terezinha do Salto, Santa Mônica, Vista Alegre, Boqueirão, Passos dos Fernandes, Manfrói, Cabo de Lança e Cedro Alto), com horário de atendimento das 12 às 18h; Paefi 6A (bairro Bela Vista, Copacabana e Promorar), com horário de atendimento das 8h às 14h, e Paefi 6B (bairros Santa Cândida e Santa Helena), com horário de atendimento das 12 às 18h.

Fotos: Henrique Vivan

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário