Notícia no Ato

Rede elétrica subterrânea do Centro de Lages passa por manutenção para prevenir curtos-circuitos

Com o objetivo de garantir a confiabilidade do sistema elétrico, a rede subterrânea de energia que abastece a região central de Lages passa constantemente por manutenções preventivas. Em abril, equipamentos essenciais para o funcionamento do sistema foram substituídos.

“O serviço durou aproximadamente oito horas e foi realizado por equipe profissional especializada, entre técnicos, engenheiros e eletricistas da companhia. Na ocasião foram substituídas chaves fusíveis seccionadoras – peças responsáveis pela proteção do sistema contra curtos-circuitos – em dois transformadores”, explica o gerente regional do Núcleo Planalto da Celesc (NUPLA), Gladimir Jeremias.

Reuniões periódicas para identificar casos

Para identificar, planejar e gerir situações na rede de distribuição subterrânea de Lages que precisem de manutenção, e também estabelecer ações de controle ágeis para minimizar os desligamentos programados que possibilitem a realização das melhorias, o Núcleo Planalto da Celesc criou um grupo multissetorial que realiza reuniões periódicas. “Ações preventivas e corretivas de manutenção fazem parte de um conjunto de práticas implementadas que, além de proporcionarem melhorias constantes, asseguram a plena operação do sistema elétrico”, afirma o gerente da Divisão Técnica e de Gestão de Ativos do NUPLA, Juliano Françosi Pereira

Desligamentos programados

Para viabilizar a realização desses serviços, a Celesc precisa interromper o fornecimento de energia elétrica na região atendida por alguns períodos. Os clientes são avisados via SMS e/ou e-mail, desde que estejam com o cadastro atualizado. A atualização dos dados do consumidor pode ser feita pelo 0800 048 0120, pela  Agência Web ou em uma das lojas da Celesc. Além disso, é possível consultar sobre os desligamentos programados no site da empresa, neste link.

Texto: Giovanna Olivo/Foto: Divulgação Celesc

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!