Notícia no Ato

Secretária Municipal da Educação é eleita como membro da diretoria estadual da Undime/SC

A Undime é uma entidade respeitada nacionalmente na implementação de uma gestão de políticas educacionais e na defesa dos direitos das pessoas a uma educação pública com qualidade e equidade

A Secretaria Municipal da Educação de Lages participou, nesta quinta e sexta-feira (29 e 30 de abril) do 18º Fórum Ordinário da Undime de Santa Catarina e do 5º Fórum da Undime região sul. Estes eventos reuniram representantes da educação municipal do Estado de Santa Catarina, bem como participantes dos demais Estados da região sul, que por meio de videoconferência debateram o tema “Educação em tempos de pandemia”, contando inclusive com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC) tem como compromisso articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação no intuito de construir e defender a Educação Pública Municipal e com a responsabilidade dos municípios, com qualidade social. Sendo uma entidade respeitada nacionalmente no que se trata da implementação de uma gestão de políticas educacionais e na defesa dos direitos das pessoas a uma educação pública com qualidade e equidade. Os 295 municípios catarinenses são filiados e possuem representantes que discutem ações para a garantia da expansão e melhoria da qualidade do ensino na Escola Pública Municipal.

A cada dois anos, durante os fóruns é realizada a eleição de membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes (CNR), Conselho Estadual de Representantes e Delegados para o Fórum Nacional da Undime. Em 2021, devido à pandemia, todo o processo eleitoral foi realizado por meio de conferência virtual, onde cada dirigente exerceu seu poder de voto na escolha da nova diretoria. Desse modo, foi reeleita para o cargo de presidente estadual da Undime/SC, a dirigente municipal de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders.

A professora Ivana Michaltchuk, secretária municipal da Educação de Lages, também foi eleita e fará parte da diretoria 2021/2023 da Undime/SC, atuando na secretaria de finanças da entidade, juntamente com o dirigente municipal de Educação de Pomerode, Jorge Luiz Buerger. “Estamos alinhados as decisões estaduais em relação à gestão das políticas educacionais municipais e desse modo, contribuiremos para a garantia das finalidades da Undime, no cuidado em promover uma educação de qualidade para todas as crianças e estudantes”, relata a secretária.

Texto e fotos: Gustavo Cezar Waltrick

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!