Notícia no Ato

Secretários municipais levam demandas da agricultura ao governo estadual

Uma das solicitações foi sobre a possibilidade de ampliação do convênio que visa à doação de calcário aos produtores rurais

Os secretários municipais da Agricultura e Pesca, Thiago Cordeiro, e da Administração e Fazenda, Antonio Arruda, visitaram nesta semana o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva. O motivo do encontro foi levar as demandas do Município ao governo estadual.

Uma das solicitações foi sobre a possibilidade de ampliação do convênio entre o Município, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina  (Epagri) e a Secretaria de Estado da Agricultura que visa à doação de calcário aos produtores rurais.

Este ano já foi feito um aditivo no contrato, com a distribuição de mais de sete mil toneladas de calcário aos produtores. “Já que a demanda está sendo grande e Lages é um município com muitas áreas novas de lavoura, diferente dos municípios que já estão com todas as suas áreas plantadas, fomos solicitar um volume maior do insumo ao governo estadual. O secretário se propôs a nos atender com mais mil toneladas, conforme ir sobrando das outras regiões”, explica o secretário Thiago.

Durante a visita, também foi aproveitada a oportunidade para repassar ao secretário Estadual as demandas por implementos agrícolas. “Estamos avaliando a possibilidade de emendas para conseguir máquinas agrícolas para o nosso Município. Também convidamos o secretário para visitar Lages e conhecer nossa região e as ações da Epagri, que pertence ao governo do Estado e vem realizando uma série de atividades em parceria com o Município”, conta.

A intenção é também levá-lo à unidade de referência tecnológica de plantio de lúpulo (planta utilizada na fabricação da cerveja), que é a primeira no Brasil, através de uma parceria entre o Município, Ambev, Epagri e a Secretaria de Estado da Agricultura.

Durante a estadia na sede do governo estadual, os secretários Thiago Cordeiro e Antonio Arruda ainda visitaram o gabinete do deputado estadual Moacir Sopelsa, em agradecimento às emendas parlamentares destinadas a Lages no ano passado. “Este ano ele se comprometeu a nos ajudar novamente e liberar mais recursos para o nosso Município”, diz o secretário Thiago.

Texto: Aline Tives/Fotos: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!