Notícia no Ato

Mudança na Vacinação de Segundas Doses contra Covid-19 nesta quinta-feira

Drive Thru agora vacina somente as primeiras doses.

Uma alteração importante na vacinação para esta Quinta-Feira (13). O drive thru localizado no parque Conta Dinheiro não conta mais com vacinação de segundas doses Coronavac e Astrazeneca. Quem precisa receber a segunda dose do imunizante, deve se dirigir ao ginásio Jones Minosso entre 9h às 17h.

Já para quem está elencado no grupo 1 da vacinação de comorbidades e quem tem 60 anos ou mais, pode dirigir-se a um dos dois postos de vacinação para receber a primeira dose da vacina contra o Coronavírus.

Os Horários permanecem das 8h até 13h no parque Conta Dinheiro, enquanto o ginásio Jones Minosso das 9h às 17h.

Quem pode ser vacinado:

Recebem a vacina pessoas elencadas com comorbidades na fase 1, com Síndrome de Down, entre 18 a 59 anos; transplantados de órgãos ou de medula óssea, entre 18 a 59 anos; puérperas (até 45 dias) com comorbidades, maiores de 18 anos; e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 18 a 59 anos; Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente elencadas para vacinação com 50 anos ou mais. Além de pessoas com 60 anos ou mais em ambos locais de vacinação.

Profissionais da área da saúde são vacinados apenas no ginásio Jones Minosso.

Como já veiculado na imprensa,  por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através de nota técnica emitida na noite da última segunda-feira (10), está suspensa no município a vacinação da AstraZeneca em gestantes.

Cronograma de vacinação

Para esta Quinta-Feira (13), a vacinação no drive thru do parque Conta Dinheiro continuará das 8h às 13h e no ginásio Jones Minosso das 9h às 17h. A vacinação de segundas doses continua, em novo local, para quem fez a primeira dose Coronavac há 28 dias, bem como a segunda dose da AstraZeneca para quem recebeu a primeira há 84 dias.

Documentos exigidos

Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados para comprovação da comorbidade, como: Atestado médico ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade (esta só será válida se o cidadão já possuir acompanhamento na Unidade Básica de Saúde), cartão SUS ou CPF e um documento com foto. 

Pacientes que receberam transplante de órgãos ou medula óssea, necessitam apresentar a carteira de transplantado.

Puérperas (Atestado certidão do RN, até 45 dias) com Comorbidades (maiores de 18 anos);

Pré-cadastro no Site da Prefeitura

Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase.

Texto e Foto: Fom Conradi/Arte: Carlos Alberto Arruda Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!