Notícia no Ato

AMPLIADA A FAIXA ETÁRIA DE VACINAÇÃO PARA COMORBIDADES

A Secretaria de Saúde informa à população que a faixa etária de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades será ampliada novamente neste fim de semana. Desta forma, pessoas que possuem 40 anos ou mais e que apresentem alguma das comorbidades elencadas no grupo 1 da vacinação, podem dirigir-se ao drive thru do parque Conta Dinheiro para receber a primeira dose da vacina.

A novidade para esta vacinação, é a entrada de pessoas com fibrose cística de 18 a 59 anos, que podem ser vacinadas a partir deste sábado. Gestantes e puérperas com comorbidades voltam a ser vacinadas, dessa vez com o imunizante CoronaVac/Butantan.

Relembre quem pode ser vacinado

Recebem a vacina pessoas elencadas com comorbidades na fase 1, com Síndrome de Down, entre 18 a 59 anos; transplantados de órgãos ou de medula óssea, entre 18 a 59 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades, maiores de 18 anos; pessoas com fibrose cística; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 18 a 59 anos e pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente elencadas para vacinação, que agora podem vacinar-se a partir dos 40 anos. Além de pessoas com 60 anos ou mais, que poderão ser imunizados.

Cronograma de vacinação

Para este fim de semana, a vacinação acontece somente no sábado (15), das 08h às 13h, no drive thru do parque Conta Dinheiro. No ginásio Jones Minosso, não haverá vacinação, retornando na Segunda-Feira (17) das 8h às 17h. A vacinação de segundas doses (Coronavac) para quem fez a primeira há 28 dias, continua sendo disponibilizada, bem como a segunda dose da AstraZeneca para quem recebeu a primeira há 84 dias.

Documentos exigidos

Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados para comprovação da comorbidade, como: Atestado médico ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade (esta só será válida se o cidadão já possuir acompanhamento na Unidade Básica de Saúde), cartão SUS ou CPF e um documento com foto.

Pré-cadastro no Site da Prefeitura

Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase.

Texto: Emellin Camargo/Foto: Fom Conradi/Card: Carlos Alberto Arruda Junior/PML

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!