Notícia no Ato

Nova sala de Raio X odontológico digital na Secretaria Municipal de Saúde

Para facilitar os requerimentos dos dentistas nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria de Saúde do Município de Lages, conta com uma sala de Raio X odontológico, com tecnologia digital. Os atendimentos iniciam na próxima quarta-feira (19), às 8h, a princípio com 10 atendimentos por dia.

Como funciona:
O dentista na Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Cresca (atendimento infantil), havendo necessidade de radiografia (Raio X), faz o agendamento via SISREG (sistema de regulação), onde o paciente pode escolher o dia e horário, então com a requisição, o mesmo desloca na data e horário agendado, até o consultório localizado em frente a sala de pequenas cirurgias, dentro da Secretaria Municipal de Saúde.

Raio X Digital
Visando agilidade no atendimento odontológico, o Raio X digital, por meio de um sensor, transmite a imagem para o computador, dessa forma o dentista verifica a qualidade da imagem e envia por e-mail para o profissional o qual fez a solicitação, não havendo a necessidade de impressão. Caso haja essa necessidade, a impressão é realizada através do processo de revelação, a qual é realizada no mesmo local.

Horários de Atendimento
O horário de atendimento nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras é das 8h às 12h. Já nas terças e quintas, o horário é outro, das 13h às 17h.

Tipos de Raio X realizados:
Nesse primeiro momento, somente dois tipos de radiografias vão ser realizadas. Periapical (serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes, desde a coroa até ao término da raiz. E também o Interproximal (bite wing) que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem.

Já o RX panorâmico (o qual mostra em uma única radiografia, todos os dentes) não vai ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde, porém o atendimento é realizado em clínica terceirizada.

Texto e Foto: Fom Conradi

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!