Notícia no Ato

Balcão Virtual do PJSC está disponível em todas as comarcas da Serra Catarinense

O Balcão Virtual, que é o novo canal de comunicação entre a sociedade e o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), chegou nesta segunda-feira (17/5) a mais 27 varas, a maior parte está nas comarcas da região serrana. Agora, são 281 unidades do Judiciário catarinense com o serviço que simula atendimento presencial por uma chamada de videoconferência, em função da pandemia de Covid-19. Até o dia 7 de junho, todas as 384 varas distribuídas nas 111 comarcas do Estado terão o Balcão Virtual à disposição de seus munícipes.
A maior comarca a receber o serviço nesta segunda foi a de Curitibanos, com cinco varas; seguida por Caçador, com quatro unidades; e por Videira, com três. Fraiburgo e São Joaquim, com duas varas cada, também estão acessíveis pelo atendimento de videoconferência. O mesmo acontece com as varas únicas das comarcas de Lebon Régis, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Tangará, Rio do Campo, Santa Cecília, Taió, Bom Retiro e Urubici.
Desde o início da implantação, 61 comarcas, incluindo todas de entrância especial, já contam com o serviço ativo. Para acessar o Balcão Virtual, o usuário deve clicar no botão disponível no endereço eletrônico do TJSC, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, e escolher a unidade desejada. Não há necessidade de agendamento. Após entrar na sala virtual, haverá obediência pela ordem de chegada ao ambiente e o atendimento será efetuado por um servidor ou servidora da Justiça de Santa Catarina.
Em Lages, o Balcão Virtual foi implantado no começo de abril. A advogada Maria Cristina Renon foi uma das primeiras a utilizar o serviço. “O atendimento é ágil, tem o contato com o servidor o que facilita e nos dá mais segurança. Eu adorei”, avalia. Quem está do outro lado da tela no Balcão Virtual da Vara da Fazenda é o técnico judiciário Ilio Carlos Pinto Junior. Para ele, a plataforma é de fácil manuseio e possibilita um atendimento mais humanizado. “ Avalio como uma iniciativa muito boa nos tempos em que vivemos, como mais uma alternativa para o cidadão em busca da prestação jurisdicional”.

Cronograma para as próximas comarcas:
Dia 24/5 – Garuva, Mafra, Timbó, Canoinhas, Itaiópolis, Itapoá, Pomerode, Papanduva, Porto União, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Araquari, Guaramirim, São Francisco do Sul, Ascurra e Indaial;
Dia 31/5 – Presidente Getúlio, Ituporanga, Rio do Oeste, São João Batista, Tijucas, Ibirama, Trombudo Central, Gaspar, Itapema, Porto Belo, Balneário Piçarras (unidade Penha), Barra Velha, Camboriú e Navegantes;
Dia 7/6 – Armazém, Capivari de Baixo, Forquilhinha, Garopaba, Imaruí, Jaguaruna, Lauro Muller, Meleiro, Santa Rosa do Sul, Turvo, Braço do Norte, Imbituba, Laguna, Orleans, Içara, Urussanga, Sombrio, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu e Araranguá.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!