Notícia no Ato

Produtores de maçã de Urupema enviam primeira carga para Minas Gerais

Cerca de 100 pequenos produtores de maçã de Urupema se uniram e, por meio de uma cooperativa, comercializaram recentemente a primeira carga da fruta para comprador de Contagem, em Minas Gerais.

Os moradores de Urupema, conhecida pelas baixas temperaturas, comemoram um sonho realizado. A partir de agora, o nome da cidade estará exposto não apenas nas previsões  do tempo feitas pelos metereologistas, mas sim nas embalagens que carregam a marca da Cooperativa Agropecuária de Urupema, a Coopema. Depois de quase seis anos da criação, os associados comercializaram o primeiro volume de maçãs produzidas no município.A carga com 780 caixas da fruta foi para Contagem, em Minas Gerais. Ainda para este ano, os cerca de 100 pequenos produtores esperam embalar aproximadamente 60 mil caixas de 18 quilos. Eles trabalham com três produtos diferentes, a Maçã Urupema, Sincelo e Campos de Altitude.Além de buscar os melhores negócios para seus associados oferecendo produtos de alta qualidade, a Coopema está gerando 15 empregos diretos e ideia manter esses trabalhos por pelo menos sete meses em 2018.“Uma parte da produção municipal ficará em Urupema, agregando valor e gerando riquezas aqui mesmo”, diz o presidente e gerente da cooperativa, Inácio Cruz de Souza.  Até então, o resultado de toda colheita era levado para as cidades de Vacaria, no Rio Grande do Sul, e Fraiburgo e Videira, gerando emprego e renda naquelas cidades.“Esta é a realização de um sonho. Valeu a pena toda persistência dos associados que, apesar das dificuldades, mantiveram-se firmes no propósito e agora estão sendo recompensados”.Um grupo de produtores adquiriu uma estrutura física existente na cidade e investiu mais de R$ 1,2mi na compra de um barracão, máquina de classificação e reforma de câmeras frias com recursos do SICOOB/CREDISERRA, BNDES e SC RURAL.

Cidade do frio e da maçã

O cultivo desta pomácea ocorre em Urupema desde a década de 70. Com um clima perfeito para o desenvolvimento desta cultura e com cerca de 100 pequenos produtores, a maçã é a principal atividade econômica do município. Anualmente, são produzidas cerca de 23 mil toneladas de maçã das variedades: gala, fuji e seus clones.

Catarinas Comunicação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário