Notícia no Ato

Portaria estadual regulamenta o transporte de javalis abatidos

A Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina publicou portaria que regulamenta e autoriza o transporte das carcaças dos javalis abatidos para controle populacional no estado.

Desde fevereiro deste ano, o presidente da Câmara de Lages, vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), realizava tratativas com o gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Lages, Yuri Jivago Ramos, e com o médico veterinário e agente de manejo populacional Gabriel Baggio. “A publicação dessa portaria é de fundamental importância, pois visa o controle da população de javalis, vetores de algumas doenças que são prejudiciais aos rebanhos e ao status sanitário do nosso estado”, conta Gerson.

Segundo Baggio, somente agentes de manejo populacional devidamente autorizados pelos órgãos competentes e capacitados em treinamentos pela Cidasc poderão realizar o transporte das carcaças. “O transporte está vinculado à obtenção de um lacre de liberação, concedido ao controlador após a entrega de amostras de sangue para monitoria sanitária”, afirma o veterinário.

“Esse é um dos motivos pelos quais estamos realizando cursos para os agentes de manejo populacional interessados em se capacitar e serem voluntários no procedimento de monitoria sanitária e, por consequência, estarem autorizados a realizar o transporte das carcaças”, explica Ramos. Durante a capacitação, os profissionais da Cidasc orientam sobre os cuidados para o consumo da carne in natura, método de colheita de sangue, legislação referente à caça do javali e os problemas sanitários causados por doenças como Peste Suína Clássica e Febre Aftosa.  “Seguiremos nesta intensiva de treinamentos, indo a campo, conversando com todos os envolvidos e levando orientação ao produtor. Estas informações e o apoio de todos são fundamentais na luta contra esta praga”, conclui o gestor da Cidasc.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!