Notícia no Ato

Usuários do Acolhimento POP recebem oportunidade de reinserção social através da geração de emprego e renda

Eles foram escolhidos em razão do comprometimento e qualidade nas tarefas

Alguns dos compromissos desta gestão municipal são de buscar o equilíbrio das finanças, reduzir os custos e ao mesmo tempo, manter a qualidade na prestação dos serviços. Com base nestas linhas de atuação, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lages busca propor alternativas e realizar atividades inovadoras para contribuir com o desenvolvimento social da comunidade e até mesmo, econômico. Um bom exemplo disso são as oportunidades de profissionalização e reinserção social concedidas aos usuários do Serviço de Acolhimento POP.Vanderlei Costa dos Santos, de 42 anos e Ricardo Daniel Ferreira, de 38 anos, foram escolhidos pelo coordenador de manutenção e almoxarifado da Secretaria de Assistência Social e Habitação, José Ferreira Machado, para realizarem o serviço formal de pinturas das unidades da secretaria em razão do comprometimento e da qualidade nas tarefas voluntárias do próprio Acolhimento POP. Atualmente, ambos estão trabalhando na pintura da sede da Secretaria de Habitação de Lages.

Natural de Lages, Vanderlei Costa dos Santos, comenta que o Acolhimento POP proporcionou novas perspectivas de vida. “Assim que eu nasci fui morar em Campo Belo do Sul com a minha avó. Desde muito cedo, já estava trabalhando com plantação e colheita de maçã, feijão e alho pra ajudar nas despesas da casa. Tive uma infância difícil, marcada por muitos conflitos familiares. Lá no fundo eu sentia que a minha mãe me amava, mas nunca tivemos afinidade. Quanto ao meu pai, nunca o conheci. Todos esses acontecimentos influenciaram minha personalidade. Andava de casa em casa, de uma cidade para outra, totalmente sem objetivo. Por vezes, morava até na rua. Foi desta maneira que eu tive contato com as drogas. Hoje, além de ter superado este vício, possuo moradia, alimentação, emprego e renda e ainda retornei com os estudos no Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos”, destaca.

Situado na Rua Frei Gabriel, nº 848, no bairro Universitário, o Serviço de Acolhimento POP é destinado para indivíduos adultos e famílias que vivem em situação de rua. Desde o primeiro dia de acolhida, o usuário recebe um plano de atendimento específico e o tempo de permanência depende da evolução individual. Acompanhados por uma equipe técnica, o intuito é que os usuários possam ter acesso às redes de vários serviços, como encaminhamento para formalização da documentação civil, saúde, educação, cultura, esporte, lazer, entre outros.

Horário das refeições no Acolhimento POP:

07h30 – Café da manhã;

10h – Lanche;

12h – Almoço;

15h30 – Café da tarde;

20h – Jantar.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário