Notícia no Ato

Semasa investe na melhoria do sistema de captação e distribuição de água potável

Serão instaladas três novas motobombas, dentro de 90 dias, na ERAB 3 que capta água diretamente do Rio Caveiras

Ocorreu nesta quinta-feira, 27 de maio, a entrega da ordem de serviço pela Semasa para que a empresa Higra Industrial LTDA faça o fornecimento e instalação de um conjunto de motobombas na Estação de Recalque de Água (ERAB 3), no Rio Caveiras. Trata-se de investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. A ERAB 3 faz a captação de toda a água que é distribuída, devidamente tratada, para a população lageana.

“Com este novo conjunto de motobombas haverá melhoria substancial tanto na capacidade de captação de água do Rio Caveiras (mil litros por segundo) como no bombeamento desta água para as estações de tratamento e de distribuição para a população de Lages”, disse o secretário da Semasa Jurandi Agostini, durante o ato de assinatura e entrega da ordem de serviço.

Jurandi falou que com o novo conjunto de motobombas instalado, dentro de um período de três meses, a Semasa já poderá iniciar a execução de novos projetos de reservatórios de água, um deles a ser instalado no bairro Vila Mariza, na região urbana que mais cresce e se desenvolve em termos de novos loteamentos habitacionais e expansão urbana do comércio, indústrias e setores de prestações de serviços.

“Com essas três novas motobombas teremos mais capacidade e agilidade na captação com um gasto menor de energia, permitindo que se possa construir novos reservatórios de água. As motobombas substituídas serão recuperadas e estocadas para que, em uma eventualidade, possam ser reutilizadas”, falou o secretário da Semasa.

O prefeito Antonio Ceron, presente ao ato oficial de assinatura desta mais nova ordem de serviço, lembrou do recente investimento de R$ 3 milhões na construção de um novo reservatório de água no bairro Morro do Posto. “Investimentos importantes como esses são possíveis porque o dinheiro arrecadado pela Semasa fica todo em Lages, isso graças à municipalização do sistema de água e saneamento. Lages tem conseguido manter o sistema de abastecimento de água potável da cidade e do interior do município estabilizado, mesmo em época de estiagem prolongada”, comemora o prefeito.

Também estiveram presentes, ao ato oficial de entrega da ordem de serviço para a instalação do conjunto de motobombas para a ERAB 3, secretários municipais, vereadores e pessoal dos setores técnico-administrativos da Semasa e da Prefeitura de Lages.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Aline Borba

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!