Notícia no Ato

Lei que garante asfalto ecológico em SC é aprovada na Alesc

PL de autoria do deputado Marcius Machado segue agora para sanção do governador

Foi aprovado em plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Projeto de Lei 227/2019, do deputado Marcius Machado (PL) que garante a preferência para o uso de massa asfáltica adicionada com borracha de pneus usados (asfalto borracha ou asfalto ecológico), na pavimentação ou na conservação de estradas estaduais e municipais. O uso desse produto ocorrerá quando houver recomendação da área técnica responsável pela obra. A matéria segue para sanção do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

Para o autor do PL, a iniciativa, além de colaborar para a sustentabilidade, resolve o problema da destinação dos pneus velhos. “Essa técnica do asfalto ecológico é pouco usada. Ela torna o asfalto permeável e melhora a aderência dos veículos”, comentou.

Hoje, o Brasil adota a pavimentação com mistura composta de 95% de pedra britada e 5% de asfalto, ocasionando o curto prazo de durabilidade e baixo desempenho desse tipo de asfalto, que costuma apresentar problemas como trincas, buracos e outros. Isso acaba gerando novos gastos e comprometendo o fluxo de veículos.

A pavimentação ecológica é uma alternativa sustentável, com durabilidade alta e evita o recapeamento a cada três ou quatro anos, além de reduzir o impacto ambiental com a exploração das pedreiras.

“O asfalto ecológico é considerado uma ótima alternativa que concilia o desenvolvimento urbano com qualidade, durabilidade e segurança, em sintonia com a preservação da natureza, pois adiciona borracha triturada dos pneus na massa asfáltica”, destacou Marcius.

O uso do pó da borracha dos pneus no ligante asfáltico possibilita a redução do lixo ocasionado pelos descartes dos pneus, que duram aproximadamente 600 anos no meio ambiente. Além disso, contribui para a saúde pública, vez que reduz o descarte dos pneus de forma incorreta, deixando de ser um criadouro de insetos que podem transmitir doenças.

“As vantagens desse tipo de asfalto são inúmeras. A durabilidade da vida útil é de 40% a 50% maior que a do asfalto comum, tem maior aderência com pneu dos veículos, o que resulta em redução da aquaplanagem e redução dos alagamentos decorrentes das enxurradas, já que possui maior permeabilidade entre a massa asfáltica e o solo”, conclui o deputado.

Foto: Fabiano Coelho

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