Notícia no Ato

Asfaltamento da segunda parte da rua Coronel Córdova e obras das novas calçadas em parte da rua Correia Pinto iniciam neste feriado religioso de Corpus Christi

Você está pronto para ter um Centro ainda mais receptivo?

A motivação de acelerar o andamento das obras de revitalização da rua Coronel Córdova faz com que servidores públicos municipais da Secretaria do Planejamento e Obras executem, neste feriado religioso de Corpus Christi (quinta-feira, 3 de junho), – embora pontos de comércio abriram ao público facultativamente – a tarefa de pavimentação asfáltica do segundo e último trecho da rua Coronel Córdova, uma das principais vias e centros comerciais de Lages, especificamente entre os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho e a linha de interseção com a Praça Vidal Ramos Sênior (esquina com o espaço da frente do Terminal Urbano de Transporte Coletivo) e com a rua Manoel Thiago de Castro, na parte baixa da via, onde está a agência do Banco do Brasil (BB), cumprindo-se o programado, de iniciar o asfaltamento desta segunda parte em junho. O serviço deverá ser encerrado ainda nesta quinta-feira e as condições meteorológicas são favoráveis, pois há predominância de Sol com tempo firme. A base de pedra britada fina já foi colocada na quarta-feira (2).
O trânsito de veículos permanece interrompido nesta quinta como de janeiro deste ano em diante, para as primeiras intervenções no canteiro de obras, que segue adequadamente sinalizado por precaução a acidentes aos profissionais e a pessoas de passagem e como orientação geral à população.
Assim como aconteceu em 13 de maio, no primeiro trecho, desde a interseção com as ruas Frei Rogério e João de Castro, em frente à agência dos Correios, até os calçadões, será depositada camada única e definitiva de asfalto sobre esta outra área. Toda a extensão, superior a 300 metros, será então pavimentada, e mantidos os mesmos 3,50 metros de largura de sua pista. O asfalto anterior foi retirado em decorrência das escavações para serem geradas as novas redes de drenagem pluvial, canalização (tubulação) de água potável e saneamento básico (esgotamento sanitário).
Anteriormente à pavimentação, a empresa contratada para as atividades de revitalização e modernização do Centro, Terra Engenharia Ltda., após processo licitatório, esteve centralizada na implantação dos passeios públicos (calçadas) em pedra-ferro (basalto) em ambos os lados da rua Coronel Córdova e dos estacionamentos aperfeiçoados em ambos os lados, em paver. A medida de largura das calçadas das ruas Coronel Córdova e da Nereu Ramos, que já passou pelas transformações, é perto de quatro metros, o dobro das anteriores, com pouco mais de dois metros. Os passeios novos estão ao longo de toda a extensão destas duas vias.
Salutar modificação constituída, também, nas pistas de rolamento da Nereu Ramos, antes com duas pistas de mão única para os veículos, em direção à rua Frei Rogério, agora com uma pista de 3,60 metros de largura, evidenciando o conforto e segurança dos pedestres que fazem sua travessia pelas calçadas laterais. Na sequência, em etapa final do processo de revitalização, será realizado o paisagismo e embelezamento da Coronel Córdova.
Ao partir da penúltima semana de abril até o mês de maio, progrediu a colocação dos postes de iluminação em LED (Light Emitting Diode, em português, Diodo Emissor de Luz), pela empreiteira, em substituição aos postes de concreto das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Na integralidade, 40 postes ao longo da Coronel Córdova, nos dois lados da via e, no total, mais de 100, levando-se em consideração o Centro inteiro. “Lages está em contagem regressiva para receber um de seus maiores presentes. Uma região central inspiradora para outras cidades do país, valorização do espaço amplo ao pedestre, com iluminação de última geração tecnológica, ambientes despoluídos, asfalto novo, modalidade adequada de acomodação de carros estacionados e preservação da jardinagem para criar lugares mais afetuosos”, analisa o prefeito Antonio Ceron, que confere as obras com frequência.
O secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, percorre os pontos das obras toda semana. “O desempenho e ritmo dos trabalhos são inspecionados diariamente e em breve teremos um Centro mais operacional, sem perder seus traços de recreação para as famílias lageanas, aos visitantes e turistas.”

Rua Correia Pinto com 190 metros de calçadas novas da Grazziotin às lojas Código

Determinado trecho da rua Correia Pinto também está com melhorias começadas neste feriado, quinta-feira (3 de junho), aproveitando-se o baixo fluxo de veículos e pedestres no Centro por conta dão feriado de Corpus Christi, para o serviço de colocação de novos passeios públicos (calçadas) em paver, com piso podotátil direcional e alerta (para acessibilidade de pessoas com deficiência visual parcial ou completa e rebaixamento para locomoção por parte de cadeirantes), em ambos os lados da via, por 190 metros lineares, na mesma largura dos já existentes, desde a esquina com a rua Caetano Vieira da Costa (esquina onde está localizada a agência do Bradesco) até a interseção com a rua Nereu Ramos (esquina onde está uma das unidades das Farmácias São João), ao lado do Calçadão da Praça João Costa. Operários da empresa Terra Engenharia Ltda. atuam neste endereço, com demarcações para tornar o lugar e adjacências seguros.
A metragem do paver na Correia Pinto é de 929,63 metros quadrados; da pedra-ferro (basalto) em certo trecho, no encontro das ruas Correia Pinto e Nereu Ramos (emenda – continuação), é de 61,41 metros quadrados, e a do podotátil é de 162,47 metros quadrados. A implantação das calçadas deverá ser prolongada pelos próximos dois meses. O piso antigo começou a ser quebrado e retirado nesta quarta-feira (2 de junho).
A ideia inicial era a construção das calçadas nos espaços para pedestres entre as esquinas com as ruas Aristiliano Ramos e Nereu Ramos. Porém, como a estrutura será em paver, diminuindo custos, e com o recurso financeiro em caixa será possível estender a aplicação desde a interseção com a rua Caetano Vieira da Costa.
Há necessidade de interdição ao tráfego em uma das pistas da rua Correia Pinto, pois os trabalhadores procedem ao deslocamento de máquinas e de materiais, interferindo na rotina dos motoristas temporariamente e sem maiores transtornos, já que uma das pistas está liberada para passagem.

Em julho, com chave de ouro!

A rua Coronel Córdova completa o conjunto de obras de inovações da área central de Lages e sua revitalização deverá ser concluída até julho deste ano, cumprindo-se o prazo de seis meses para as suas remodelações. O agrupamento de obras foi ativado em 5 de janeiro de 2021, com o começo das operações a partir dos serviços de substituição total da canalização de fornecimento de água, a segunda rede mais antiga de Lages (a da rua Nereu Ramos era a mais antiga), e de saneamento básico, enquadrando-se a estrutura às demandas atuais do comércio e das residências, já que o município cresceu substancialmente nesta região.
A série de ciclos das obras no Centro capta sua etapa final na rua Coronel Córdova, obedecendo-se o projeto de padronização utilizado nas execuções na rua Nereu Ramos, portanto, são dotadas de nova pavimentação asfáltica; construção de novos passeios públicos em pedra-ferro (basalto), com acessibilidade; estacionamentos renovados em ambos os lados, em paver; mesas de jogos e cadeiras em concreto e bancos em madeira para lazer e descanso dos cidadãos; iluminação em LED, e, de início, substituição total das redes pluvial e de água potável com tubulação ampliada para oferecer mais vazão e garantir o abastecimento de água durante todos os dias do ano.
Uma rede complementar de água foi implantada com o intuito de reforçar a distribuição. As redes central e lateral (nas calçadas) estão interligadas e em funcionamento, atendendo todos os estabelecimentos comerciais, com normalidade, em uma vazão maior e com o dobro da capacidade anterior. As dimensões das calçadas foram ampliadas, com a finalidade de proporcionar maior segurança de pedestres em relação ao tráfego de veículos.
Com exceção do asfalto, estabelecido pela Secretaria do Planejamento e Obras, e das redes de água e saneamento básico, pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), todos os demais serviços são efetuados pela empresa Terra Engenharia Ltda., incluindo drenagem das águas das chuvas.

Ainda mais funcional e afável

O Centro de Lages está ganhando uma cara nova, gradativamente, há aproximadamente cinco anos, quando primeiramente houve a implantação do sistema de cabeamento subterrâneo, possibilitando eliminação de toda a fiação aérea, seja de eletricidade (energia elétrica), telefonia, Internet e de TV a cabo. O emaranhado de fios desapareceu e hoje se estende por dutos subterrâneos que cruzam vias centrais e passam ao lado de praças públicas.
O complexo e arrojado projeto de reurbanização e modernização e melhor viabilidade da mobilidade urbana da área do Centro integra os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana) e ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova e trecho da Correia Pinto. Contudo, foram asfaltadas também as ruas Quintino Bocaiúva, Coronel Serafim de Moura e Martinho Nerbass, todas estas três anteriormente constituídas por paralelepípedos. Os trabalhos de revitalização são realizados pela empresa Terra Engenharia Ltda., mesma contratada para as obras de restauração do Mercado Público Municipal, a ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
O valor das obras de revitalização do Centro como um todo totaliza em torno de R$ 13 milhões, provenientes de convênio entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a prefeitura. Já as obras estruturais e arquitetônicas do Mercado Público partem de um investimento de R$ 6,3 milhões, e são executadas pela prefeitura de Lages em coalizão também ao Governo do Estado. Nas duas, são investidos recursos financeiros estaduais com contrapartida da prefeitura de Lages. A Secretaria do Planejamento e Obras fiscaliza o cumprimento do contrato com a terceirizada, pela vistoria permanente pelo diretor de Obras, engenheiro civil, Franco Schweitzer Mendes.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!