Notícia no Ato

Carmen defende mais recursos para que clínicas de diálise continuem atendendo pacientes do SUS

Mais de 144 mil pacientes precisam do tratamento no país e a falta de orçamento, agravado com a pandemia da Covid-19, põe em risco a vida dessas pessoas.

Em audiência pública solicitada pela Deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) nesta terça-feira (8), na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, vários parlamentares e especialistas foram ouvidos para falar sobre a continuidade dos serviços de diálise no país, que enfrenta um momento crítico devido à falta de recursos. 

Segundo dados apresentados na audiência, o número de pacientes em diálise vem aumentando a cada ano ao mesmo tempo em que as clínicas se encontram em dificuldades para absorver a demanda porque os valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) estão defasados e os insumos necessários para realizar esses procedimentos aumentaram devido à pandemia da Covid-19.

“Estamos há 15 meses com essa pandemia. O preço de uma máscara descartável, uma luva ou um medicamento teve um reajuste incompatível com a capacidade dos serviços se manterem aberto”, explicou a parlamentar.

Carmen ressaltou que a situação é grave, pois se trata de um tratamento que o paciente necessita para sobreviver, e por isso não pode parar. 

“Não podemos deixar acontecer com o setor  o que aconteceu no início deste ano no estado do Amazonas, o apagão da hemodiálise, ou seja, não termos acesso aos serviços em função da dificuldade de manutenção do custeio desses serviços”, afirmou.

 Entre as propostas apresentadas para sanar o problema, os parlamentares vão sugerir a edição de uma Medida Provisória ao governo e aceleração na tramitação do PL 2270/20, também de autoria da deputada Carmen Zanotto, para garantir mais recursos a clínicas de diálise que oferecem serviços para o SUS.

Texto e fotos assessoria do Gabinete Carmen Zanotto 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!