Notícia no Ato

Piso salarial de R$ 5 mil aos professores, será?

O governo de Santa Catarina fez um anúncio surpreendente. Nesta segunda-feira (14), o secretário Estadual de Educação, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, anunciou salário de 5 mil para professores com curso superior e 40 horas semanais. A informação foi apurada pela colunista do ND+, Karina Manarim.

A informação vem num instante em que o governador Carlos Moisés encontra-se com a sua imagem “arranhada” por causa do escândalo dos respiradores, processo do qual foi absolvido. Por conta disso, ele vem enfrentando um enorme desgaste político desde do ano passado. Além disso, vale lembrar que o governador foi convocado para depor na CPI da Covid, no Senado Federal. Diante disso tudo, é possível presumir que o governador tenta, com medidas populares, reverter o atual cenário de desgaste.

Seja como for, o aumento do salário dos professores, caso seja confirmado, será um divisor de água para a categoria e para a sociedade. A medida, desde que seja colocada em prática, não sendo apenas uma jogada meramente “eleitoreira”, faltando pouco mais de um ano para eleição de 2022, trará bons frutos, podendo ser a chave para ao avanço na qualidade de ensino em Santa Catarina.

Se isso se concretizar, os professores de outras redes de ensino também poderão ser beneficiados. As prefeituras catarinenses, por exemplo, poderão ser pressionadas a aumentar o salário dos professores municipais também. Vale lembrar que o salário da categoria está congelado em todo o país até dezembro deste ano, por conta de uma decisão tomada em 2020, devido à pandemia da Covid-19.

A sociedade e, especialmente os professores que são os maiores interessados, aguardam para ver até que ponto esse anúncio do governo é verdadeiro. Vamos torcer para que a notícia não seja apenas mais um conto da carochinha.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!