Notícia no Ato

Lages será a terceira cidade brasileira a receber filial da empresa Chlorum Solutions

Mais uma grande empresa irá se instalar em Lages. Com investimento de R$175 milhões, a expectativa é de que dentro de dois anos a fábrica da Chlorum Solutions já esteja operando próximo ao parque industrial de Índios

A empresa Chlorum Solutions, um conceito inovador na produção de cloro álcalis e seus derivados, pretende instalar uma filial em Lages. O prefeito Antonio Ceron recebeu os executivos em seu gabinete nesta terça-feira (15 de junho) para acertar parcerias com o Município. A visita contou com a participação do vice-prefeito, Juliano Polese, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).

Com aproximadamente R$175 milhões de investimentos no parque fabril, a escolha por Lages para sua nova sede já está definida. Com todos os trâmites sendo acertados, a expectativa é de que em dois anos a fábrica já esteja em pleno funcionamento. “Estamos muito satisfeitos com a vinda da Chlorum para Lages, contribuindo com a nossa região na geração de novos empregos e aquecendo a economia. Cada vez mais novas indústrias voltam seus olhares para o nosso município”, destaca o prefeito Antonio Ceron.

A empresa adquiriu um terreno de 35 mil metros quadrados próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-282, que fica anexo à empresa Bauminas. O apoio do Município se daria através da instalação de energia elétrica no local. Trata-se de um terreno mais afastado da área urbana, mas está a apenas dois quilômetros do parque industrial do distrito de Índios, que está em formatação. Nesta região está prevista a instalação de várias empresas e indústrias de grande porte.

Para garantir um reforço na questão da energia elétrica, a prefeitura fará a doação de um terreno ao governo do Estado para que a Celesc construa uma subestação que serviria a todas as empresas que pretendem se instalar no parque e áreas adjacentes. “Aquela região está tendo um crescimento significativo nos últimos tempos, desde loteamentos residenciais e instalação de novas empresas e indústrias, então cabe ao Município dar todo apoio necessário”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori.

Produção de 29 toneladas de cloro por dia  

A Chlorum Solutions possui duas plantas no Brasil, sendo uma delas localizada no Ceará, na capital Fortaleza, outra na cidade de Codó, no Maranhão, e uma terceira no Uruguai, na cidade de Canelones. A primeira instalação no Brasil funciona desde 2014, dentro da Estação de Tratamento de Água Gavião, pertencente à Cagece, concessionária de tratamento de água do Ceará.

Juntas, as três plantas produzem um total de 29 toneladas de cloro por dia para a desinfecção da água que abastece milhões de habitantes. Abastece também o mercado com outros derivados como hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica.

Eletricidade, sal, água e mão-de-obra são os principais insumos para a produção da Chlorum. O processo de produção consiste na reação de eletrólise da salmoura (solução de cloreto de sódio e água), que forma o gás cloro (Cl2), hidrogênio (H2) e soda cáustica (NaOH). Reações subsequentes entre estas moléculas dão origem aos produtos que são comercializados. A empresa oferece soluções que eliminam os riscos no transporte, manuseio e armazenagem do cloro para o tratamento da água.

Texto: Aline Tives/Fotos: Greik Pacheco

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!