Notícia no Ato

Desinfecção de reservatórios será executada nas próximas terça e quinta-feira, com impacto minimizado à população por estar programada para o período vespertino

Semasa reitera a recomendação aos cidadãos para que se planejem diariamente com a intenção de antecipar atividades que exijam o uso de água, ou adiem-nas para depois do retorno da regularidade da água, ou adquiram uma caixa d’água pata armazenar e reservar volumes suficientes para o dia a dia e urgências

Para dois dias desta semana, a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) agendou a limpeza (lavação) e desinfecção de três reservatórios de água potável do município de Lages – R9, R14 e R10 e, com a finalidade de atenuar as consequências dos trabalhos ao abastecimento à população, em função do procedimento, decidiu-se por desenvolver as lavações no turno da tarde, após horário de preparo de almoço. Com a melhoria nos três equipamentos, a Secretaria obedece à ordem e ao prosseguimento do programa de lavações de reservatórios mantidos pela prefeitura. As operações que irão abranger os dispositivos irão causar pausa no fornecimento de água em determinadas áreas urbanas.
Na terça-feira (22 de junho), operários irão realizar a lavação do R9 a partir das 14h, em que existe a predominância de atendimento à zona baixa do bairro Petrópolis, contudo, o bairro continuará abastecido diretamente pelo booster. Portanto, então não haverá interferência no fornecimentos de água aos contribuintes.
Booster consiste em um aparelho conhecido também como Estação Pressurizadora de Água Tratada (Epat), utilizado normalmente em substituição aos reservatórios elevados, uma vez que a pressão e vazão são facilmente reguladas através de dispositivo eletrônico e eletromecânico. Funciona como um bombeador de água para os bairros.
Ainda no mesmo dia 22 haverá a lavação do R14, definida para iniciar às 16h, influenciando na distribuição de água, com interrupção aos bairros e loteamentos São Paulo, São Francisco, Gralha Azul e São Pedro e zona alta do Frei Rogério. A previsão de normalização do fornecimento às residências e estabelecimentos comerciais é para final da tarde, a partir de 18h.
Sucessivamente, na quinta-feira (24 de junho), os trabalhadores irão se dirigir ao R10, reservatório instalado no bairro Santa Helena, com limpeza a ser começada às 14h. Este implemento alimenta a elevatória Estação de Recalque de Água Tratada (Erat) 10 – recalque do R16, que estará desligada durante as atividades de lavação.
Pela lacuna na distribuição de água, com sua falta temporária, por algumas horas, serão afetados os moradores e comerciantes do bairro Santa Helen e de parte do Copacabana, bem como há a possibilidade de influência sobre a área do R16, à qual estão incluídos o Bela Vista, Promorar e Santa Clara e a estrutura física do Presídio Masculino de Lages. A retomada do abastecimento deverá acontecer a partir das 16h30min, com normalização até as 18h. O recalque de água também é conhecido como adução, e significa transferir a água de um ponto para outro – normalmente para um local mais elevado – e que utiliza um sistema de bombeamento conhecido como adutor.
Como sempre, desta vez a Semasa reitera a recomendação aos cidadãos para que se planejem diariamente com a intenção de antecipar atividades que exijam o uso de água, ou adiem-nas para depois do retorno da regularidade quanto à restituição da distribuição, ou adquiram uma caixa d’água pata armazenar e reservar volumes suficientes para necessidades fundamentais, como produção de refeições, higiene bucal e banhos e urgências.
Texto: Daniele Mendes de Melo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!