Notícia no Ato

Empreendedorismo jovem: projetos desenvolvem soluções para as necessidades sociais da região

Estudantes do novo ensino médio da Escola S, do SESI e do SENAI, em Lages apresentaram projetos inovadores no Órion Parque, para a área industrial de Índios, no interior de Lages. O evento ocorreu na última quinta-feira (17) e contou com a participação de 22 alunos que apresentaram cinco projetos. Absorventes para público trans e que estejam em situação de vulnerabilidade, hotel voltado para turismo de inverno e a reciclagem de materiais de alumínio foram alguns dos trabalhos.


O desenvolvimento dos projetos é resultado de uma prática pedagógica adotada no novo ensino médio da Escola S e que contempla o itinerário formativo STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática – e que permite o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em robótica, biohackeria, design thinking, mídias, aplicativos, games, entre outros. “A proposta é mesclar a teoria com a prática em projetos inovadores que utilizam a tecnologia”, afirma a orientadora pedagógica Ensino Médio da Escola S, Maira Ribas.


A orientadora pedagógica destaca que o novo ensino médio prepara os alunos não somente para o vestibular, mas para a vida e para o mundo do trabalho.  “Continuamente desafiamos os alunos a inovarem, criando protótipos, soluções, e inovações que formam um perfil do novo profissional que o mercado necessita”. A intenção dos profissionais é fazer com que os alunos busquem investigar, descobrir, conectar, criar e refletir, o que são etapas já propostas no sistema educacional nos Estados Unidos e na Europa e que a instituição começa a aplicar na região, enfatiza Maria Ribas.
A demonstração dos projetos contou com a presença dos secretários municipais de educação, Ivana Michaltchuk, e do desenvolvimento econômico e de turismo, Álvaro Mondadori. O evento também foi uma oportunidade de explanar sobre a importância da educação como forma de impulsionar o desenvolvimento regional.

Por Luan Turcati | Fotos: Jonatan Mota

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!