Notícia no Ato

Sala do Empreendedor oferece suporte a profissionais com intenção de investir no município

Espaço incentiva profissionais a formalizar seus negócios e está à disposição do microempreendedor na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Empreender, além de desafiante, é a oportunidade de desenvolver novos produtos e serviços. Por isto, a Sala do Empreendedor dá suporte a profissionais liberais para ampliarem seu campo de atuação através da formalização, facilitando o cadastro ao Microempreendedor Individual (MEI).
No mês de maio de 2021, 182 novos MEIs formalizaram seus negócios. Neste mesmo período, 960 atendimentos foram executados, entre abertura/alteração, inclusão de atividades, alteração de endereço, baixas de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e renovação de alvarás.
O MEI consta como uma modalidade simples, sem custo e sem burocracia para abrir uma empresa. O programa dá acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), permitindo emitirem-se notas fiscais.
A formalização é gratuita e gera apenas uma taxa mensal paga de acordo com a atividade exercida. O pagamento é recolhido pela guia chamada Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DAS MEI), que pode ser acessada no Portal do Microempreendedor.
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha), salienta a estrutura de capital humano técnico disponibilizada à comunidade empreendedora de Lages. “Na Sala do Empreendedor temos profissionais preparados para atender as pessoas que querem empreender e formalizar seu negócio. Ao regularizar, o empreendedor tem por direito a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio doença e pensão por morte (para a família), lembrando que para ter acesso às vantagens é preciso estar em dia com a contribuição mensal (DAS).”
Um cadastro com mais de 466 atividades econômicas está proporcionado ao MEI, com possibilidade de o empreendedor escolher até 15 atividades para atuar simultaneamente. “Formalize-se, empreenda e amplie as oportunidades para o seu negócio”, convida o secretário Joinha, à população interessada.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sala do Empreendedor deve ser procurada pelos cidadãos que desejarem esclarecer dúvidas e tornarem-se empresários formais e normatizados. Está situada na rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Contatos: (49) 3224-0600/(49) 3224-0700.
Texto: Cristiane Da Boit (diretora de Desenvolvimento na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Jaqueline Alencar (gerente)
Foto: Cristiane Da Boit

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!