Notícia no Ato

Aulas presenciais são suspensas na rede estadual de ensino

A previsão de frio intenso esta semana, especialmente entre o Extremo Oeste e os Planaltos, que possuem indicação de temperaturas negativas, conforme o meteorológico da Defesa Civil e da Epagri/Ciram, fez o Governo do Estado decidiu suspender as aulas presenciais em escolas da rede estadual até a próxima sexta-feira (2). A decisão foi anunciada no início da noite desta segunda-feira (28).

Segundo o governo, o frio intenso, com temperaturas negativas, dificulta o cumprimento do PlanCon Edu (plano de contingência) em permanecer com os espaços escolares ventilados, com portas e janelas abertas, sendo assim, “indicamos que as Regionais de Educação de: Dionísio Cerqueira, São Miguel D’Oeste, Itapiranga, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Palmitos, Chapecó, Xanxerê, Seara, Concórdia, Joaçaba, Videira, Caçador, Canoinhas, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, São Joaquim, Lages e Mafra, mantenham as aulas na modalidade remota, durante o período”, até o próximo dia 2.

“ Esta é uma medida de prevenção para evitar o contágio da COVID-19 e outras doenças que afetam o sistema respiratório pela dificuldade da manutenção dos protocolos sanitários. As aulas presenciais nestas regiões devem retornar no dia 5 de julho de 2021”, diz em nota o secretário Adjunto de Estado da Educação, Vitor Fungaro Balthazar.

Faltou bom senso da Prefeitura de Lages, que manteve as aulas presenciais

Na rede municipal de ensino da Serra, alguns municípios resolveram suspender as atividades presenciais nas escolas. Segundo a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), foram suspensas as aulas presenciais em Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Bom Retiro, Painel, Palmeira, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema.

São José do Cerrito já tinha programação de suspender, por ser feriado do Padroeiro do município São Pedro e reforçou a decisão com o intenso frio. E Bocaina do Sul suspendeu as aulas devido a uma capacitação. Os municípios de Ponte Alta e Correia Pinto estavam avaliando no fim da tarde a possibilidade de suspensão das aulas na terça-feira.

Nos demais municípios as aulas seguem normal, inclusive em Lages, onde a decisão está gerando muita reclamação de professores e alunos. O problema é que, devido ao Plancon, as escolas têm de deixar as portas e janelas das salas abertas, o que expõe as crianças e os jovens ao frio intenso. Infelizmente a prioridade não é mais a saúde das crianças, muito menos a dos professores.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!