Notícia no Ato

Espaço Malinverni Filho apresenta a exposição “Do Giz para o Pincel”

Do giz para o pincel: assim pode ser traduzida a trajetória da ex-professora e agora artista plástica Angela Araldi, que apresenta a primeira exposição de suas obras no Espaço Cultural Malinverni Filho, localizada na entrada da sede da Câmara de Vereadores de Lages, na rua Otacílio Vieira da Costa. Os nove quadros expostos ficam disponíveis para apreciação do público até o fim do mês de julho.

O fascínio pela arte é algo que Angela traz desde sempre. Ainda adolescente, fez um curso de pintura com o professor e artista Moacir Ramos e tinha o sonho de cursar artes plásticas em Curitiba, mas as circunstâncias do destino impediram esse intento. Ela acabou cursando Letras e virou professora de português e literatura em colégios de Lages como o Rosário, Pinto Sombra e Santa Rosa e também em Correia Pinto. Após sua aposentadoria das salas de aula em 2019, decidiu retomar o antigo sonho no início de 2020 ao se inscrever em aulas online de pintura.

Os quadros apresentam diferentes técnicas e materiais como tinta acrílica com pincel, com pincel e esponja, com massa acrílica e areia, sejam pintados, espatulados ou em forma de textura. Retratam cenários da natureza, em especial, as marinas – um favorito da artista, flores e recriações urbanas, como na obra “Minha Pasárgada”, alusiva ao cenário idealizado pelo poeta Manuel Bandeira e que reflete a paixão de Araldi pelos grandes centros urbanos.

A miscelânea do acervo retrata o sentimento da autora para com o processo artístico, que diz pintar não para a crítica de arte, mas para despertar emoções nas pessoas. “A pintura tem que partir de dentro, do coração. É o olhar humano do meu eu mais profundo, que eu jogo na tela em um momento de encantamento”, define Angela, que possui um acervo com mais de cem obras.

Algumas das obras estão disponíveis para venda. Para conhecer o acervo e entrar com contato com a autora acesse o Instagram Do Giz para o Pincel.

Fotos: Alex Branco (Câmara de Lages) Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!