Notícia no Ato

Amures perde a Assessora Jurídica Zenalda Vanin

Autora de diversos pareceres jurídicos que beneficiaram a Serra Catarinense, através da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures, a doutora Zenalda Vanin de Moraes, faleceu na tarde desta segunda-feira (12), em sua residência, em Correia Pinto. O presidente da Amures, prefeito de Capão Alto, Tito Pereira Freitas, em nome dos demais gestores municiais, lamentou profundamente a perda de tão competente profissional.


Zenalda Vanin deixou um legado na Amures, que deverá se perpetuar por gerações. Ingressou na associação de municípios em janeiro de 2011 e permaneceu até junho de 2014. Foi através dela que se consolidou o estatuto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Conserra e se modernizou o estatuto do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-Amures.
Fundamentou o regimento da Associação de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Adrel e colaborou inclusive com pareceres para outras associações de municípios do Estado. Como coordenadora do Fórum de Assessores Jurídicos e Procuradores da Serra Catarinense, Zenalda Vanin teve papel preponderante para modernizar e atualizar os regimentos e normas das prefeituras.
Em abril de 2015, reassumiu a Assessoria Jurídica da Amures, num ato de consenso dos prefeitos. Vinha se tratando de um câncer e mesmo enferma, emitia pareceres que nunca tiveram contestações ou decisões desfavoráveis aos municípios.
Doutora em Sociologia Política Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina, lecionou em universidade e chegou a ser convidada para assessorar a Federação Catarinense de Municípios – Fecam. Mas recusou devido ao agravamento de seu quadro de saúde. Em março de 2020, Zenalda Vanin se obrigou a se licenciar das funções para se dedicar ao tratamento.
Aos 50 anos, partiu para nunca mais retornar. Completaria 51 anos em 18 de setembro, mas quis o destino que encerrasse sua contribuição com a Serra Catarinense neste meados de julho. Seu velório acontece na capela Bom Samaritano, em Correia Pinto, onde residia e será sepultada.

Fonte :AMURES

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!