Notícia no Ato

Secretaria do Desenvolvimento divulga estatísticas de atendimento ao empreendedor, Banco do Emprego e Qualifica Mais


Dados foram repassados na solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor

Ao aproveitar a oportunidade da reunião entre autoridades e imprensa durante a inauguração da Sala do Empreendedor, na manhã desta segunda-feira (19 de março), na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, foram apresentadas, pela explanação do secretário Mario Hoeller de Souza, estatísticas dos serviços da pasta municipal. Ao atendimento do Microempreendedor Individual (MEI) compete o atendimento ao contribuinte na busca de seu cadastro de pessoa jurídica para que sejam concedidos benefícios de isenção de todos os impostos e taxas municipais (alvarás, certidões, vistorias). Atualmente existem 5.550 MEIs em Lages. De janeiro a meados de março de 2018 foram abertas 296 empresas, e em 2017 1.122. Cerca de 30 pessoas são atendidas diariamente neste departamento, com total de 7.200 por ano.

O relatório do Banco do Emprego mostra que entre janeiro e 16 de março deste ano, 89 pessoas foram contratadas através do trabalho deste setor da Secretaria. Até então, em 2018, foram feitos 899 novos cadastramentos de currículos no sistema digital do Banco do Emprego. Por enquanto há sete vagas em aberto e 48 em processo de seleção (candidatos já encaminhados para entrevistas na empresa). Em 2017 foram contratadas 697 pessoas e feitos 4.849 novos cadastramentos.

Já o Programa Qualifica Mais Lages, com oportunidade de qualificação profissional à comunidade em cursos oferecidos gratuitamente pelo Município, com capacitação oferecida por instrutores voluntários parceiros, certificou 348 alunos em 2017 em 12 cursos, com participação de 22 instrutores. Em 2018, estão em andamento as capacitações de borracheiro, frentista, atendente de loja de conveniência, gerenciamento de serviços domésticos, cabeleireiro, manicure, depilação e barbeiro.

Doações de terrenos

O secretário do Desenvolvimento adiantou que para os próximos dez dias será agendada a cerimônia da doação oficial de terrenos, pelo Município, a nove empresas: Aldin do Brasil Aditivos, Aldoir Gobetti de Oliveira, Calhas Broering, Córdova Armações, NDDigital, no Parque Órion, Terra Engenharia, Sandro Automóveis, OD Britadores e Popular Madeiras. No início da atual gestão municipal havia mais de 50 solicitações de terrenos para instalação ou ampliação de empresas. Destes, 18 desistiram.

Os pedidos foram organizados por escala de tempo de espera por protocolo. O Município está cumprindo o que rege a legislação e há áreas doadas em anos anteriores em processo de reversão por não obedecerem à finalidade de geração de emprego, renda e movimento econômico. A 100 empresários foi solicitado relatório das suas funções para que o Município averigue se estão em conformidade com as exigências da lei.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário