Notícia no Ato

Neve deixa Lages branquinha e encanta moradores e turistas

Redes sociais foram invadidas por fotos, vídeos e relatos. Familiares e amigos ligavam uns para os outros, avisando que ela tinha chegado. Desta vez não era “chuva congelada”, era neve que dava para ver e sentir

A noite gelada desta quarta-feira (28 de julho) ficará marcada na memória dos lageanos. Um dos fenômenos mais lindos e aguardados da natureza aconteceu na Princesa da Serra. Marcava 22h30 quando os primeiros flocos de neve caíram na cidade, ainda tímidos, mas na proporção exata para deixar muita gente eufórica. Aos poucos foi aumentando, chegando a acumular e fazer a alegria das crianças, que podiam brincar e fazer seus próprios bonecos de neve.

A praça da Catedral virou ponto de encontro. Um dos cartões postais da cidade seria o cenário perfeito para uma foto histórica. E quem não gostaria de registrar este momento? Sentir o peso leve dos flocos branquinhos se acumulando na roupa e nos cabelos era motivo de grande alegria. Até os menos corajosos, que preferiram avistar o fenômeno pela janela das suas residências, exaltaram felicidade. As redes sociais foram invadidas por fotos, vídeos e relatos. Familiares e amigos ligavam uns para os outros, avisando que ela tinha chegado. Desta vez não era “chuva congelada”, era neve que dava para ver e sentir.

Não durou muito tempo, mas o suficiente para dar esse gostinho aos lageanos, que sempre acompanharam turistas se deslocando para cidades mais famosas pelo frio, como São Joaquim e Urubici. Agora também podem contar no futuro que já brincaram na neve.

A janela da neve foi se fechando e ninguém sabe quando poderá acontecer novamente. Talvez por isso tanto encantamento. Mas a paisagem amanheceu branquinha e exuberante, tornando a Serra Catarinense ainda mais especial.

Temperaturas estarão mais baixas nesta sexta-feira

Nesta quinta-feira (29 de julho) a temperatura mínima foi de -2,5°C na Coxilha Rica e -2,2°C na cidade de Lages. O dia todo será de frio intenso, com máximas que não passarão de 5°C a 10°C. Mas para quem achou que esta noite foi de frio histórico, deve se preparar para a madrugada e manhã desta sexta-feira (30 de julho). De acordo com informações da estação Climaterra, as temperaturas em Lages podem variar entre -8°C e -6°C em alguns bairros de Lages.

Ronaldo Coutinho explica que o tão comentado recorde de frio está muito mais relacionado com a abrangência do que com as temperaturas mínimas em si. A massa de ar polar atingiu não somente o Sul do Brasil, mas também Sudeste e Centro-Oeste. “Tivemos temperaturas negativas em 60% do Estado de Santa Catarina por dois dias consecutivos. Na capital Florianópolis chegou a -1°C no interior da ilha e a temperatura mais baixa foi em Bom Jardim, chegando a -9,8°C na cidade. No Morro da Igreja tivemos -8,6°C e a neve foi relatada em praticamente todos os municípios da Serra, apesar de muitos não contarem com registros oficiais”, aponta o metereologista.

Texto: Aline Tives/Fotos: Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!